Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/03/13 às 18h38 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Mostra “Harcourt – Escultor da Luz” fica em Brasília até abril

COMPARTILHAR
3652875
Até o dia 07 de abril o Museu Nacional da República, em parceria com a Embaixada da França e a Aliança Francesa de Brasília, recebe a mostra “Harcourt, Escultor de Luz”, que reúne dezenas de retratos de artistas, desportistas e políticos do mundo nteiro.
As fotos, quase todas em preto-e-branco, mantêm, como destaca o folder de divulgação, “um ar solene que confere ao fotografado a aura de astro ou estrela dos tempos de ouro do cinema em preto e branco.”
Apesar de fotos de desportistas e outras personalidades fazerem parte da exposição, o destaque é para as grandes estrelas e astros do cinema. É neles que a luz parece brilhar mais intensamente. Um brilho que destaca ainda mais a beleza dos fotografados, com “um facho de luz que corta o quadro, contornando a expressão, dando vida ao olhar, revelando texturas”, conforme destaca ainda o texto de apresentação.
Se a fotografia já é bela em sua concepção básica, ver os retratos sob a ótica do estúdio Harcourt torna-os ainda mais belos.
O lendário Estúdio Harcourt é o sobrevivente de uma época de grandes estúdios de fotografia e, desde 1934, registra personalidades em branco e preto, todas com o mesmo efeito de luz. Além da luz, a maquiagem é um fator fundamental do estilo Harcourt. “Ela começa a vestir o rosto ao brincar com a sombra e com a luz.

A iluminação permite sublinhar a intimidade para criar uma emoção, já que a Luz com “L” maiúsculo é a marca inconfundível de Harcourt”, diz Yann Lorvo, Diretor Geral da Aliança Francesa no Brasil e integrante da curadoria da exposição.
O Estúdio Harcourt, em parceria com a L´Oréal Cabeleireiros contra a Aids, desenvolveu um calendário com 12 fotos de personalidades clicadas pelo fotógrafo parisiense Didier Bizous, integrante do Estúdio Harcourt. A Aliança Francesa foi a responsável por trazer o projeto para o Brasil e recriar o estúdio em um hotel no Rio de Janeiro para ilustrar as páginas do calendário Cabeleireiros Contra Aids 2013. A renda arrecada foi doada para a Sociedade Viva Cazuza.
Personagens icônicos, como Brigitte Bardot, Salvador Dali, Serge Gainsbourg, John Malkovich, Marlène Dietrich, Catherine Deneuve, Dita Von Teese e Edith Piaf, integram a mostra. Na área do esporte, o brasileiro Gustavo Kuerten, o tenista Rafael Nadal, Zinedine Zidane e ainda os pilotos Alain Prost e Michael Schumacher foram fotografados.
Os estilistas Jean-Paul Gaultier, Karl Lagerfeld, John Galiano, Pierre Cardin e Kenzo representam a moda mundial.
A única mulher brasileira contemplada na exposição é a atriz Glória Pires. (Com informações do site http://mube.art.br/expos/harcourt-escultor-de-luz/)

Serviço
Exposição “Harcourt – Escultor da Luz”
Até 07 de abril de 2013 no Museu Nacional da República
De terça a domingo
Das 9h às 1830
Entrada Franca