9/01/12 às 3h00 - Atualizado em 13/11/18 às 14h36

Mostra do Oriente Médio – documentário Al Nakba

A mostra do Oriente Médio que aconteceu de 6 a 8 de janeiro contou com a participação de um grande público que abrilhantou os dias de exibição no Cine Brasília, principalmente no domingo (8) com o filme Al Nakba que teve lotação máxima.

“Às 20h, quando acabou a segunda parte do filme, as luzes da sala se acenderam e começou espontaneamente um debate entre a própria platéia”, afirmou a produtora Paula Sacchetta. “Um homem que se identificou como “judeu de nascença” começou a criticar o Estado de Israel e a falar como era um estado terrorista. Ele foi apoiado pelo resto do público e as pessoas começaram a se levantar e a debater”, completou a produtora.

Outro participante do debate que é descendente de palestinos contou como os pais dele perderam a casa com a criação do Estado de Israel e foram expulsos de suas terras e assim vieram pro Brasil.

As mostras fazem parte do 1º Festival Internacional de Artes de Brasília, sua programação segue até o dia 12 de fevereiro.

Catástrofe

Al Nakba é uma palavra árabe que significa catástrofe ou desastre e que designa a catástrofe palestina de 1948, quando pelo menos 711.000 árabes palestinos, segundo dados da ONU, fugiram ou foram expulsos de seus lares em razão da guerra Civil de 1947 a1948 e da guerra Árabe -Israelense de 1948.

Para quem não foi ver a mostra do Oriente Médio no Cine Brasília, acompanhem o documentário no You Tube, vale apena conferir: Documentário Al Nakba.

Mostra

O documentário, Al Nakba, (200 min)-produzido por Al Jazeera foi primeiro transmitido em árabe sobre o 60 º aniversário da catástrofe palestina. Foi traduzido para o Inglês em 2009 e depois em quatro idiomas diferentes: francês, alemão, espanhol e italiano. Al Nakba ganhou o prémio do melhor documentário longa sobre a Palestina em Al Jazeera Fifth International Film Festival (Doha / Qatar) e o prêmio público no Festival de Cinema de Amal Nona Euro-Árabe (Santiago / Espanha). O mesmo participou de outros festivais de cinema no Brasil, Argentina, Itália, Jordânia, Egito e Palestina.

Al Nakba é produto de um trabalho inédito de pesquisa rigorosa em arquivos ingleses do período do governo britânico da Palestina (1922-1948), o documentário revela momentos pouco explorados da história palestina acompanhados de uma reflexão profunda de estudiosos tanto israelenses, como palestinos e ingleses. Aborda, como um todo, o período que vai de 1799 a 1947, denunciando o papel do mandato britânico na colonização da Palestina e a preparação da chamada Al Nakba, a tragédia do povo palestino. Levanta, em última instância, a noção de que o mesmo processo de expulsão, desapropriação e desenraizamento da população palestina, iniciado em 1947, e continua vigente até os dias de hoje.