6/06/18 às 17h47 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Mostra Bergman estreia no Cine Brasília

De 13 a 18 de junho, o Cine Brasília vai receber Mostra Ingmar Bergman, em homenagem ao centenário deste ícone do cinema mundial. O evento, organizado pela Embaixada da Suécia, vai exibir cinco obras-primas do diretor que marcaram definitivamente a história do cinema mundial: Persona, Morangos Silvestres, Sonata de Outono, O Sétimo Selo, Gritos e Sussurros. Serão duas sessões por dia, com entrada franca por ordem de chegada.

A Mostra Bergman será inaugurada no dia 13 de junho, às 18h30, com um coquetel. A sessão de estreia será às 20h30, com o filme Persona.

Persona

(Drama/Suécia/84min/1966)

Com: Bibi Andersson, Liv Ullmann, Margaretha Krook

Sinopse: Após um desempenho na peça “Electra”, uma famosa atriz, Elisabeth Vogler (LIv Ullmann), para de falar. Sua psiquiatra, Lakaren (Margaretha Krook), a deixa sob os cuidados de Alma (Bibi Andersson), uma dedicada enfermeira. Como já fazem três meses que Elisabet não profere uma palavra, Lakaren decide que ela deva ser mandada para uma isolada casa de praia, com Alma. Na casa, Alma fala pelas duas, pois Elisabet continua muda, comunicando-se apenas com pequenos gestos. Com o convívio, Alma fica um pouco enamorada pela atriz. Num dia conta para Elisabeth sobre uma excitante experiência sexual que teve numa praia, com desconhecidos, e a consequência desagradável. Pouco depois de fazer esta confidência, ela lê uma carta que Elisabeth tinha escrito, em que fica chocada ao descobrir que a atriz pensa nela como um divertido objeto de estudo.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=9_QluhbRFz0

Sonata de Outono

(Drama/Musical/Suécia/92 min/1978)

Com: Ingrid Bergman, Liv Ullmann, Gunnar Björnstrand

Sinopse: Após ter sido uma mãe ausente por anos, Charlotte (Ingrid Bergman), uma renomada pianista, vai até a casa de sua filha Eva (Liv Ullmann) para lhe fazer uma visita. Ela se surpreende ao encontrar sua outra filha, Helena (Lena Nyman), que tem problemas mentais. Eva tirou Helena da instituição que Charlotte a havia internado para cuidar dela em casa. A tensão entre mãe e filha começa a crescer devagar até elas colocarem tudo em panos limpos, dizendo tudo que sempre gostariam de dizer

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=eOizTkQocaY

Gritos e Sussurros

(Drama/Suécia/90min/1972)

Com: Ingrid Thulin, Liv Ullmann, Harriet Andersson

Sinopse: Em uma casa no campo uma mulher está bastante enferma e recebe cuidados de suas duas irmãs e de uma empregada da família, que precocemente perdeu sua filha e por isso extravaza seu amor de mãe dando o maior carinho possível para aquela moça tão debilitada. Dentro deste contexto lembranças, frustrações e imaginações em um misto de amor e ódio surgem no interior de cada pessoa.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=tlRTl_GrnBc

Morangos Silvestres

(Drama/Suécia/93min/1957)

Com:  Victor Sjöstrom, Bibi Andersson, Ingrid Thulin

Sinopse: Isak Borg (Victor Sjöström) é um professor de medicina que revisita vários momentos marcantes de seu passado durante uma viagem de carro até sua antiga universidade, onde ele irá receber uma honraria. Acompanhado de sua nora Marianne (Ingrid Thulin) ele evoca memória de sua família e de sua ex-namorada. Durante a viagem ele conhece uma garota adolescente que em muito se assemelha a Sara, seu antigo amor. A jovem pega carona com o professor e Marianne. Quanto mais Borg recorda as decepções e desilusões que viveu, mais ele se sente frio e cheio de culpa. Esses sentimentos se afloram quando ele encontra seu filho, igualmente frio e ressentido.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=efrvzuhxiLY

O sétimo selo

(Drama/Suécia/96min/1959)

Com: Gunnar Björnstrand, Bibi Andersson, Bengt Ekerot

Sinopse: Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.

Classificação indicativa: 16 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=17-abDcJUlY