Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/09/13 às 21h16 - Atualizado em 13/11/18 às 14h39

Moção em Defesa da direção do Museu Nacional da República

COMPARTILHAR

O Conselho de Cultura do Distrito Federal, órgão de assessoramento da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, vem a público repudiar declarações veiculadas em órgão de imprensa desta Capital, em matéria intitulada “A polêmica do Museu Nacional”. São afirmações desrespeitosas e inverídicas e não correspondem ao trabalho sério desenvolvido pelo responsável do Museu, Wagner Barja e equipe. Não é verdade que os eventos sejam “aleatórios e sem curadoria” e que a gestão seja “desorganizada e amadora”.

Consideramos que a iniciativa de federalização do MNR desencadeou uma série de críticas à precariedade do quadro funcional, mas não concordamos que tudo o que tenha sido feito até agora seja tratado de forma desprezível e leviana.

Esse episódio mobilizou renomados artistas, professores e frequentadores do Museu, numa ação em defesa do próprio e de seus funcionários. Recebemos diversos apoios e reconhecimento ao trabalho realizado por Barja e equipe, responsáveis pela programação de artistas nacionais e internacionais e que recebe um grande número de visitantes diariamente. Incluem-se nessa diversidade dezenas de espetáculos musicais no entorno do museu.

Repudiamos toda tentativa de reduzir a importância do Museu para a cidade, bem como às acusações levianas ao seu responsável e equipe. Destacamos que o Museu foi construído para preservar a ideia original de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

 

Brasília, em 3 de setembro de 2013.

  

ROMÁRIO SCHETTINO
Presidente do Conselho de Cultura do DF