Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/12/15 às 13h04 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Novos programas para a Cultura FM

COMPARTILHAR

Miscelânea e Megafônica foram selecionados pelo edital da rádio pública do DF

A Rádio Cultura FM terá dois novos programas em sua grade de programação: Miscelânea e Megafônica. As propostas foram selecionadas por meio de um chamamento público, a fim de promover a democratização da comunicação e a diversidade cultural do DF. Os critérios de seleção privilegiaram conteúdos que promovessem os direitos humanos e o combate às desigualdades e discriminações de qualquer natureza. Além disso, modalidades de acessibilidade também fizeram a diferença na avaliação.

O programa Miscelânea vai abordar uma das principais características do DF: o fato de receber tantos imigrantes, sejam brasileiros ou estrangeiros. A cada edição, a pessoa convidada, de diferentes regiões administrativas, falará um pouco sobre seu estado ou país e sobre uma banda de sua cidade natal, que terá uma música apresentada no programa. Será dada prioridade a pessoas em situação de refúgio e, entre elas, a mulheres e à comunidade LGBT, por notar-se como situação especialmente sensível entre os solicitantes de refúgio. A proposta prevê, ainda, a transcrição em Língua Portuguesa como forma de acessibilidade para pessoas Surdas.

O Megafônica é um programa de entrevistas com, sobre e para mulheres. A ideia é aprofundar o debate acerca das questões de gênero e direitos da população feminina, bem como questões do âmbito da cultura e do “ser mulher” na atualidade. A partir das narrativas pessoais das entrevistadas, o programa discutirá temas que promovam autonomia e empoderamento das mulheres, com temas de seu interesse.

As primeiras edições serão apresentadas nos dias 19 e 20 de dezembro.

Confira a tabela com a pontuação das propostas apresentadas aqui.