Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/01/14 às 12h43 - Atualizado em 13/11/18 às 14h45

Mesmo fechado, turistas poderão conhecer Teatro Nacional na Copa

COMPARTILHAR


Orquestra também continuará se apresentando, em temporada itinerante

O Teatro Nacional Claudio Santoro fecha as portas na próxima segunda-feira (3), para atender uma recomendação do Ministério Público e dos Bombeieros, mas os moradores do Distrito Federal e turistas que estiverem em Brasília durante a Copa do Mundo de 2014, em junho, não ficarão sem visitar o local. O Teatro ficará “aberto para obras” e haverá visitação do espaço criado por Oscar Niemeyer.

Outra programação já conhecida na cidade, as apresentações da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), também não deixarão de acontecer porque o teatro será fechado.

Os músicos começarão, no dia 18 de fevereiro, uma temporada diferente, itinerante, e se apresentarão no Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano (SMU), e também no Cine Brasília.

“Pretendemos trazer uma experiência muito difundida hoje na Europa que é o 'Aberto para obras' em oposição ao 'fechado para obras', afinal, o visitante não pode ser penalizado pelo fato do Estado estar investindo na recuperação do Patrimônio Cultural”, explica o subsecretário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, José Delvinei.

O Teatro Nacional será fechado nesta segunda para atender a recomendação nº 57/2013 da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). As dependências do local serão fechadas para o público externo, mas a Orquestra continuará ensaiando no palco da Sala Villa-Lobos.

O fechamento do Teatro será para realizar obras de acessibilidade e combate a incêndio, visando garantir a segurança dos homens, mulheres e crianças que frequentam as salas de espetáculos e as demais dependências.

Além disso, as obras permitirão que o Teatro consiga o habite-se e o alvará de funcionamento e corrija os problemas apontados pelo Corpo de Bombeiros.

Orquestra

Os músicos voltam a ensaiar no próximo dia 11. O início da temporada, no dia 18 de fevereiro, no Teatro Pedro Calmon, será uma homenagem ao Johann Strauss, o pai da valsa.

Em junho e julho, o tradicional Festival de Ópera já tem lugar garantido para a realização da 4º edição. O evento será no Cine Brasília, que será adaptado para receber as apresentações.

Além disso, a Orquestra planeja várias outras apresentações como um concerto ao ar livre nos dias 4 e 21 de abril, em apoio a campanhas sobre o autismo.