Governo do Distrito Federal
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26/01/21 às 17h58 - Atualizado em 11/02/21 às 13h49

Maquetes de Niemeyer ganham retoques finais

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Texto: Ascom Secec/Edição: Sâmea Andrade (AscomSecec)

27/01/2021

09:10:01

 

Duas maquetes de obras de Oscar Niemeyer que nunca saíram do projeto – a Embaixada de Brasil em Havana, Cuba (1987) e o Pavilhão de Exposições de Brasília (1983) – ganham retoques finais para compor uma exibição permanente de peças sobre o trabalho do arquiteto de Brasília no Espaço Oscar Niemeyer, localizado na Praça dos Três Poderes, prédio concluído em 1988 a partir do traço do próprio autor.

 

As miniaturas, feitas de papel cartão e acrílico pintados, em escalas de 1/250 (Pavilhão) e 1/200 (Embaixada), são do maquetista Gilberto Antunes, que trabalhou durante 40 anos com Niemeyer. A exposição dessas e outras peças da coleção do e sobre o autor ainda não tem data definida, mas representa um movimento na direção de consolidar o local, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), como repositório de obras do arquiteto da capital.

 

“A recuperação dessas peças atesta uma vez mais que o trabalho da Secretaria, pelo empenho de seus servidores, não parou durante a pandemia. Não pudemos comemorar como merecia a data dos 60 anos de Brasília, mas fizemos coisas importantes que reforçam nosso compromisso com o patrimônio material e imaterial da capital e que virão à luz assim que for possível e seguro”, comemora o titular da pasta, Bartolomeu Rodrigues.

 

 

O processo de conservação e restauro das maquetes é realizado pela Diretoria de Preservação (Dipres), da Subsecretaria do Patrimônio Cultural (Supac), a partir de iniciativa da Gerência de Conservação e Restauro (GCR), em parceria com a Gerência de Acervos. A ação tem o intuito de incorporar as maquetes ao acervo do Espaço Oscar Niemeyer (EON).

 

A Analista de Atividades Culturais em Conservação e Restauro, Carla Mabel Santos Paula, faz parte da equipe responsável por reconduzir as peças à sua originalidade. Ela aponta que, até o momento, as maquetes passaram pelo processo de higienização, no qual foram aplicadas técnicas de limpeza mecânica e de limpeza química das superfícies. Para conclusão das intervenções nas duas maquetes, a equipe da Supac aguarda a aquisição dos materiais necessários.

 

O COLABORADOR DO TRABALHO DE NIEMEYER

 

Um dos maiores desafios do trabalho de restauro é recuperar o caráter de documento da obra de Niemeyer. Isso exige o diálogo permanente da Dipres com Gilberto Antunes em seu ateliê no Rio de Janeiro (RJ).

 

“Essa comunicação é extremamente rica para a preservação das obras, haja vista que o profissional conservador-restaurador pode ter acesso à fonte primária de pesquisa, para compreender as nuances de sua produção, além de trocar conhecimentos e estabelecer parcerias que irão agregar valor às intervenções de conservação e restauro, que, inclusive, podem ser legitimadas e autenticadas pelo próprio autor, se for o caso”, esclarece a gerente de Conservação e Restauro da Secec, Mariah Boelsums.

 

Em conversa com Gilberto Antunes, a reportagem da Secec ouviu do artista a importância das maquetes no trabalho de Niemeyer, o que corrige a percepção frequente de que a arte do arquiteto de Brasília brotava diretamente de croquis. “O processo começava com conversas sobre o conceito arquitetônico e os croquis, mas depois disso eu fazia a maquete uma, duas, três ou mais vezes, até Oscar ficar satisfeito com a materialização da ideia”, conta o maquetista, que sempre se refere ao companheiro no trabalho na prancheta pelo prenome.

 

Ele louva a iniciativa da Secec e testemunha o incansável interesse do mundo pela obra de Niemeyer. Gilberto está construindo 27 maquetes que serão objeto de exposição itinerante pela Europa em 2022. Cinco vídeos que registraram as quatro décadas de convivência da dupla vão dar origem a documentário integrante da exposição. “Temos muito trabalho este ano”, comemora Antunes, indissociável da obra de Niemeyer, como atestam trabalhos acadêmicos em instituições do quilate da Universidade de São Paulo (USP), a exemplo de “Uma revisão metodológica do processo de projeto de Oscar Niemeyer – o papel da modelagem tridimensional a partir da interação do arquiteto com seu colaborador maquetista Gilberto Antunes”, de 2018.

 

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE PRESERVAÇÃO

Os processos de conservação e restauro são consequência de profunda pesquisa inter e transdisciplinar, o que demanda tempo e dedicação dos profissionais envolvidos. A analista em artes plásticas Maria de Fátima Medeiros de Souza conta que, no que se refere à execução dos procedimentos, deve-se levar em consideração as peculiares e as especificidades das técnicas e dos materiais utilizados na conservação e restauro das obras.

 

“O trabalho dos restauradores envolve, entre outros aspectos, a pesquisa histórica, o levantamento dos aspectos materiais das obras e a discussão sobre os procedimentos mais adequados para as intervenções de restauro”, explica a servidora da Gerência de Conservação e Restauro.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br