Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/15 às 3h00 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Lançado edital para programas na Rádio Cultura FM

COMPARTILHAR

Pessoas físicas ou jurídicas sem fins lucrativos podem concorrer a espaço na grade da emissora pública

Democratização da comunicação e promoção da diversidade cultural. Esses são alguns dos objetivos do mais novo edital da Secretaria de Cultura. Publicado no Diário Oficial do DF, o chamamento público vai selecionar duas pessoas físicas ou jurídicas sem fins lucrativos para produzir um programa na Rádio Cultura FM (100,9). Cada selecionado(a) produzirá um programa com duração de 10 minutos – um aos sábados e outro aos domingos. As inscrições estarão abertas a partir do dia 21 de outubro.

Os(as) selecionados(as) não serão remunerados, mas toda a estrutura da Rádio Cultura FM estará disponível para os realizadores, desde a produção até a edição dos programas. A subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Jaqueline Fernandes, lembra que o edital visa fortalecer a cultura e a comunicação no DF. “Democratização da comunicação é assunto inadiável para a promoção da diversidade cultural. Por isso, vamos realizar uma série de ações conjuntas focando no direito à comunicação, tanto no que se refere à produção e difusão, quanto ao acesso do público à produção cultural local. É necessário criar uma política de estado, estratégica, que fortaleça o tripé comunicação, cultura e educação”, disse.

A primeira ação da Subsecretaria neste sentido foi a criação do programa DiverCidades, que vai ao ar toda sexta-feira na Rádio Cultura, e é apresentado, a cada edição, por um(a) agente cultural diferente. O “C” propositalmente maiúsculo no nome do programa representa as cidades e a importância da cultura produzida em cada Região Administrativa do DF. Assim, o programa promove e valoriza a cadeia produtiva da cultura local, dando visibilidade e reconhecendo sua importância.

O edital é mais um avanço nesta área. Os critérios de seleção privilegiam conteúdos que promovam os direitos humanos e combate às desigualdades e discriminações de qualquer natureza. Além disso, programas que ofereçam algum tipo de acessibilidade e valorizem a produção artística e cultural de diversas Regiões Administrativas do DF também terão mais chances.

Confira o cronograma de seleção:

Envio das propostas: De 21/10/2015 a 05/11/2015

Análise das propostas: De 06/11/2015 a 11/11/2015

Divulgação dos resultados: 12/11/2015

Apresentação da estrutura da Rádio Cultura: 13/11/2015

Produção e edição de material: 14/11/2015 a 27/11/2015

Apresentação dos primeiros programas: 28/11/2015 a 29/11/2015

Acesse o edital completo aqui