10/04/11 às 13h16 - Atualizado em 13/11/18 às 14h36

Jogadores da Seleção recebem monção honrosa em Brasília

Ronaldo de Oliveira / www.correioweb.com.br

Jogadores campeões do mundo pela Seleção Brasileira serão homenageados amanhã (20), às 18h, na Sala Villa Lobos, no Teatro Nacional Claudio Santoro. A iniciativa foi pedida por deputados da Câmara Legislativa do DF e também faz parte das comemorações do aniversário de 51 anos de Brasília – A COPA COMEÇA AQUI.

Os atletas que receberão a moção da CLDF são Pepe (José Macia)– conhecido como canhão da Vila, Bicampeão Mundial em 1958/1962 -, Dino Sani – Campeão Mundial em 1958 -, Paulo César Caju– Tricampeão em 1970 e Viola (Paulo Sergio Rosa) – Tetracampeão Mundial em 1994.

Além deles, serão homenageados alguns jogadores de Brasília que vestiram a camisa da Seleção Brasileira: Paulo Victor – Copa de 1986 – Bicampeão Carioca pelo Fluminense 83/84, Washington (Coração Valente) – Campeão Brasileiro pelo Fluminense em 2010. O atacante Atuou pela Seleção Brasileira em dez partidas marcando três gols. Também jogou a Copa das Confederações em 2001, realizada na Corea e no Japão. Outro atleta que receberá a medalha será o Júnior Brasília– Seleção Brasileira de Novos – 1977. Ele foi o primeiro jogador do DF a ser convocado para uma seleção brasileira de futebol. Jogou no CEUB 1975/76 – Flamengo 76/77/78 e Cruzeiro.

Programação

Paralelamente a programação musical, uma das grandes atrações previstas para o aniversário de Brasília é a arena com eventos esportivos que será montada em plena Esplanada dos Ministérios. Durante todo o dia 21, das 9h às 18h, acontecerão partidas de futebol com a participação de crianças, mulheres, indígenas, craques veteranos da seleção, artistas e integrantes do Governo do Distrito Federal.

Os eventos integram a programação esportiva do aniversário da capital federal, que tem como mote a Copa do Mundo e a candidatura da cidade como sede da abertura dos jogos de 2014. A festa de aniversário de Brasília 51 anos é uma realização do Governo do Distrito Federal.

As partidas começam com a “Copinha do Mundo”, com 16 equipes infantis de escolas do DF. Os times representarão diversos países como França, Venezuela, Itália, Holanda. Ainda na parte da manhã, haverá um jogo de futebol feminino entre a seleção de Brasília e o time de mulheres de diversas etnias indígenas. Na seleção de Brasília estão confirmadas Lana (pentacampeã de futvolei), Camila (ex-seleção EUA), Nildinha (seleção brasileira) e Talula (ex-BBB).

À tarde, haverá a disputa entre autoridades do GDF e um time de artistas, comandado por Gabriel O Pensador. O jogo contará com a participação do governador Agnelo Queiroz e artistas como Felipe Andreoli e Rodrigo (ex-BBB). O jogo final receberá uma disputa de craques consagrados. Estão escalados para o confronto final: Zico, Andrade, Adílio, Claudio Adão, Viola, Paulo César Caju, Leandro, Paulo Roberto, Túlio Maravilha, Paulo Isidoro, Eder, Zenon, Romerito, Paulo Victor, Luisinho, Batista, Dagogerto, João Paulo. Pepe, considerado o “canhão da vila”, o maior artilheiro do Santos, bicampeão da Copa 58 e 62, será um dos técnicos convidados, ao lado de Dino Sani.

Serviço:
Local: Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro