5/06/18 às 15h13 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Inscrições para o Prêmio Cultura e Cidadania vão até quinta-feira(07)

O Edital Cultura e Cidadania tem como objetivo reconhecer trajetórias de grupos, coletivos, agentes e personalidades da cultura do Distrito Federal, valorizando suas identidades, fazeres e saberes. O edital tem um formato simplificado, apresentando formulários simples, documentação reduzida e dispensa a necessidade de Cadastro de Entes e Agentes Culturais, o CEAC.

Edital Cultura e Cidadania

Formulários de Inscrição:

Arte Inclusiva e Acessibilidade Cultural

Cultura HIP HOP

Cultura LGBTI

Culturas afro-brasileiras

Culturas ciganas

Culturas indígenas

Culturas populares saberes e fazeres das culturas

Equidade de gêneros na cultura

Demais Anexos

Anexo III – Modelo – carta de ciencia_anuencia

Anexo IV – Modelo – carta de representação

Em 2017, o  edital premiou artistas, grupos e coletivos da cidade por contribuições importantes em quatro categorias: hip-hop, na equidade de gênero e nas culturas popular e afro-brasileiras. Em 2018 serão 87 prêmios, divididos em oito categorias: Culturas Populares Tradicionais, Hip Hop, Culturas Afro-brasileiras, Equidade de Gêneros na Cultura, Culturas Ciganas, Culturas Indígenas, Arte Inclusiva e Cultura LGBTI.

A ação promove a descentralização dos recursos do Fundo de Apoio à Cultura, e fomenta a cultura nas diversas regiões do Distrito Federal, reconhecendo o trabalho cultural desenvolvido pela população.

Além disso, algumas categorias como culturas Indígenas, Ciganas, Afro-brasileiras e Mestres e Mestras das Culturas Populares permitem que a inscrição seja oral. Mais um esforço de desburocratização e descentralização dos recursos do FAC, o prêmio 2017/2018 traz diversas novidades quanto ao seu formato.

A Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal vem trabalhando na ampliação das políticas públicas voltadas para o reconhecimento das mais diversas manifestações artísticas e culturais, valorizando a diversidade cultural e o princípio da igualdade. A realização da segunda edição do edital Cultura e Cidadania é uma ação alinhada com a Política Cultural de Ações Afirmativas no âmbito da gestão pública cultural do Distrito Federal, publicada em outubro de 2017.