Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/05/14 às 16h26 - Atualizado em 13/11/18 às 14h45

Inscrições abertas para o Seminário Internacional de Dança

COMPARTILHAR


Abertura prestará homenagem ao Secretário Hamilton Pereira


Estão abertas as inscrições para a 24ª edição do Seminário Internacional de Dança de Brasília que acontece no Centro Cultural Branco do Brasil (CCBB) de Brasília, entre os dias 23 de junho a 11 de julho. Durante o evento, dançarinos poderão entrar em contato com grandes nomes nacionais e internacionais da dança. As inscrições podem ser feitas pelo site www.dancebrasil.art.br.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal em parceria com a Associação Cultural Claudio Santoro e coordenado pela coreógrafa e bailarina, Gisèle Santoro.

O Seminário – que já promoveu internacionalmente nomes como Mônica Proença e Fabiana Maltarolli – segue sua proposta de elevar talentos nacionais a carreiras internacionais por meio do aperfeiçoamento do bailarino. Para isto, serão ministradas disciplinas práticas e teóricas de dança e teatro.

Os cursos e workshops oferecidos no Seminário contemplarão do clássico (Pas de Deux e Repertório) ao moderno (Jazz e Dança Contemporânea), passando pelo folclórico e o popular (Dança Brasileira, Flamenco, Sapateado, Hip-Hop, Break Dance, Street Dance e outros).

Além de se inscrever para as aulas, os bailarinos podem concorrer a prêmios que chegam a R$ 20 mil, além de 10 bolsas de estudo e estágios em prestigiadas escolas, academias e companhias da Europa, do Canadá, da Austrália e dos EUA. Os concursos serão promovidos nas categorias solo, duo, trio, conjunto e grupo.


Abertura

A abertura do Seminário acontece no dia 27 de junho, às 20h, no Teatro da Praça, Taguatinga (DF), com o espetáculo “1964” do grupo paulista Faces Ocultas. A apresentação retrata a luta pela liberdade de expressão na época da ditadura militar. 

Na ocasião será prestada homenagem ao Secretário de Estado de Cultura do DF, Hamilton Pereira da Silva, assim como a Claudio Santoro e família. A entrada é franca para todos os espetáculos e a classificação, livre. Para ter acesso às aulas, é necessário inscrever-se no Seminário. 


Programação paralela

Todos os anos, o Seminário cria eventos com programação alternativa no intuito de inundar a cidade de dança. A programação conta com um Palco Livre com espetáculos diários e “aulões” com grupos convidados e participantes do DF e de outros centros, além de uma Maratona da Dança (um dia de apresentações ininterruptas, com participação do público presente) e o Brasília Dança! (Concurso com Júri Popular com premiação em espécie).

A programação paralela ainda terá mini-apresentações variadas no Metrô (Arte nos Trilhos), espetáculos em diversas administrações regionais (Circuito da Dança) e uma Feira da Dança.

 

Responsabilidade social

O Seminário desenvolve o programa especial “Dançar para Viver / Viver para Dançar”, dirigido às crianças carentes do Distrito Federal e de outros Estados da Federação, oferecendo Bolsas de participação para o evento. Para se candidatar, o interessado deverá fazer uma solicitação por escrito à Secretaria de Estado da Cultura do DF. 

 

Sobre o Seminário

Concebido por Gisèle Santoro e promovido pela  Secretaria de Cultura do DF desde 1991, em parceria com Embaixadas e Instituições Culturais nacionais e internacionais, o Seminário Internacional de Dança de Brasília é realizado anualmente, sendo considerado um dos eventos de dança mais importantes do país.


Seminário Internacional de Dança de Brasília

Data: 23 de junho a 11 de julho

Local: Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília (CCBB)

Inscrições pelo site: www.dancebrasil.art.br

Entrada é franca e a classificação, livre