18/12/17 às 19h00 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Inscrição para edital #Plataformas vai até quinta

Termina nesta quinta as inscrições para o edital de premiação #Plataformas – Conexão Cultura DF, que dá continuidade a série de ações implementadas pela Secretaria de Cultura, que objetivam promover, em âmbito nacional e internacional, a arte e da cultura do DF, a formação dos agentes e serviços culturais e criativos, democratizando o acesso aos instrumentos de financiamento, fortalecendo e posicionando estrategicamente a Cultura como vetor de desenvolvimento do nosso território.

O #Plataformas – Conexão Cultura DF vai selecionar 10 projetos de plataformas, coordenadas pela sociedade civil, que possuam adesão às politicas públicas da Secretaria, em especial às diretrizes do Programa Conexão Cultura DF, e que promovam o fortalecimento e a difusão da identidade cultural do Distrito Federal, bens e serviços artísticos e culturais, em âmbito nacional e internacional.

O que são #Plataformas?

#Plataformas, para os efeitos deste edital, compreendem os espaços físicos e/ou digitais que desenvolvam e/ou articulem iniciativas e práticas culturais presenciais ou virtuais, estabelecendo um ambiente interativo de ações artístico-culturais, tais como redes, encontros, festivais, portais online, mídias digitais, publicações, dentre outros, que permitam um ou mais das seguintes ações:

• Apresentações presenciais de bens e serviços culturais e criativos distritais, como por exemplo, festivais, mostras, feiras, exposições e circuitos de arte e cultura.
    • Soluções virtuais para promoção, difusão ou comercialização de produtos culturais e criativos distritais, como por exemplo, sites e portais para distribuição, circulação, comercialização e gestão de produtos e bens culturais, dentre outras plataformas digitais.
    • Atividades formativas ou intercâmbios com troca de experiências e/ou técnicas, como seminários, oficinas, palestras, dentre outras ações e práticas que envolvam processos educativos e culturais;
    • Atividades de negócios voltadas para bens e serviços culturais/criativos, como empreendimentos culturais, de trabalho colaborativo e/ou rede, feiras de mercado audiovisual, de música, entre outros.

#Linhas de premiação

Edital de Premiação #Plataformas – Conexão Cultura DF é dividido em duas linhas de premiação.

São elas:

• Prêmio RECONHECIMENTO #PLATAFORMASDF – podem participar nesta categoria plataformas de promoção e difusão com pelo menos cinco (5) anos de operacionalização, desde que as atividades de promoção e difusão tenham sido ofertadas em pelo menos três destes cinco anos, e comprovem previsão de continuidade em 2018. Serão selecionadas sete plataformas para premiação no valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais);
    • Prêmio NOVAS #PLATAFORMASDF: podem participar projetos inovadores de plataformas de promoção e difusão no DF, com possibilidades de implementação a partir de 2018. Serão selecionados três projetos de plataformas para premiação de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais).

#Período de Inscrições

Os projetos culturais, com toda documentação exigida, deverão ser protocolados no período entre de 7

de novembro a 21 de dezembro, totalizando 45 dias. As propostas podem ser entregues:

• via  protocolo, em envelope lacrado, para a Comissão Seleção do PRÊMIO PLATAFORMAS 2018, na Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal; e
    • via digital, em formato eletrônico fechado (PDF) dos documentos digitalizados, no limite de 10MB, para o e-mail:   conexao@cultura.df.gov.br
#Oficinas Técnicas

Serão realizadas oficinas para apresentar o Edital e esclarecer possíveis dúvidas. Acompanhe nas nossas redes as datas, horários e locais de realização.

Baixe o edital em PDF aqui

Modelo de declaração (pessoa física)

Modelo de declaração (pessoa jurídica)

ANEXO I – LINHAS DE APOIO E REQUISITOS ESPECÍFICOS