Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/01/14 às 18h50 - Atualizado em 13/11/18 às 14h45

Inscrição de marchinhas para o Pacotão termina na quarta-feira (29)

COMPARTILHAR


O resultado será divulgado em fevereiro (1)

O prazo para as inscrições do concurso de marchinhas do Pacotão termina na próxima quarta-feira (29). As marchinhas concorrentes deverão ser encaminhadas para o e-mail pacotaofolia@gmail.com ou pelo perfil oficial do bloco no Facebook (pacotaofolia). O tema é livre. O resultado será anunciado dia 1º de fevereiro, a partir das 14h.

Conhecido como um “bloco sujo”, o Pacotão nasceu em 1977 em um momento conturbado na história política do Brasil. O então Presidente, Ernesto Geisel, havia anunciado o Pacote de Abril, conjunto de medidas para reforma no Poder Judiciário.

Entre outras medidas, o Pacote previa que o mandato presidencial seria de seis anos, eleição indireta para um terço do Senado. A maneira encontrada pelos fundadores para promover uma manifestação e manter o bom-humor foi criar um bloco de carnaval.

Bloco já tradicional de Brasília, o Pacotão estabelece algumas regras para a escolha das Marchinhas para que não haja nenhum tipo de influência política nelas. Elas não podem sofrer censura ou defender candidato, partido ou orgão.

A presença da ironia é quase sempre garantida. Bonecos e cartazes também sempre aparecem com os foliões. As fantasias também fazem referências a grandes fatos políticos do Brasil.

Leia também...