Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/01/18 às 17h46 - Atualizado em 13/11/18 às 15h08

Inicia restauro da Maquete de Brasília

COMPARTILHAR

A Maquete de Brasília, principal atração turística do Espaço Lucio Costa, no Centro Cultural Três Poderes, começa o processo de restauração e atualização. A Secretaria de Cultura do Distrito Federal deu início esta semana ao levantamento do seu estado de conservação.

 

O diagnóstico é realizado por especialistas da Subsecretaria de Patrimônio Cultural (Supac), para identificar os danos, deteriorações (rachaduras, quebras, perdas, infestações biológicas, sujidades etc.) e intervenções anteriores, com o objetivo de produzir um relatório detalhado para subsidiar o projeto de restauração, previsto ainda para este ano.

 

Segundo a equipe de especialistas que avalia a obra, as principais deteriorações são causadas por poeira e fuligem que chegam até a obra por falta de um vidro de proteção. Além disso, a ausência de um ar condicionado no espaço faz com que a maquete seja submetida a uma grande variação térmica, que resulta em rachaduras e outros danos.

 

O trabalho de restauração é uma das ações do programa Lugar de Cultura, que propõe valorização, recuperação e fortalecimento dos espaços culturais, desde a execução de obras fundamentais até modelos mais modernos de gestão e sustentabilidade.

 

A Maquete de Brasília foi construída durante o ano de 1988, em 11 meses aproximadamente, tendo por base a cidade tal como se encontrava em dezembro de 1987. Foi instalada no Espaço Lúcio Costa no início de fevereiro de 1992. Em setembro de 1994, foi restaurada pela primeira vez. Outras duas restaurações ocorreram em 1997 e 2002. Em 2007, houve uma pequena atualização.

 

Ficha técnica

 

Arquitetos autores: Antônio José Pereira de Oliveira e Fernando Cosmelle Bassols

 

Medidas: 13,24m x 12,88m. Aproximadamente 170m² (98 módulos de 1,89 x 0,98 x 0,20m)

 

Material: Madeira, isopor, plástico e outros.

 

Escala: 1:1000