Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/11/14 às 18h59 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Incubadora cultural começa a atender comunidade artística em dezembro

COMPARTILHAR


Bsb Cultural vai fomentar o empreendimento cultural do DF



A classe artística do Distrito Federal poderá contar com o serviço da incubadora cultural Bsb Criativa a partir de dezembro. A equipe responsável pelo projeto já está em treinamento e foi apresentada em uma reunião na Secretaria de Cultura. O evento aconteceu na sala Pompeu de Souza e contou com a participação do Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, o Secretário de Trabalho, Bolivar Rocha, além do subsecretário de Fomento, Leonardo Hernandes.

A Incubadora é uma parceria das secretarias com o Ministério da Cultura e tem por objetivo fomentar o empreendimento cultural por meio da capacitação e produção na Economia Criativa. Artesãos, agentes e entes culturais do DF serão capacitados e auxiliados na elaboração de projetos para a captação de recursos públicos e para concorrer a editais, como os lançados pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Segundo o Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, o projeto é um meio de abrir uma nova frente para fortalecer a cadeia produtiva de cultura. “Nada disso seria possível sem as políticas públicas culturais inseridas dentro da política pública governamental”, explica.

Ainda em sua fala, o Secretário destacou a recuperação de diferentes espaços culturais. “No campo do audiovisual, investimos nos dois lados da cadeia, com a recuperação do Pólo de Cinema e do Cine Brasília”, ressalta. Além disso, as  reformas no Catetinho, Panteão da Pátria, Casa do Cantador, Concha Acústica foram lembradas.

Já o Secretario de Trabalho, Bolivar Rocha, destacou a importância do projeto e garantiu sua continuidade. “Não é uma iniciativa que está fechando no fim e sim que está se iniciando”, garantiu.

Sobre o BSB Criativa

O projeto reúne as ações Criativa Birô e Pontão de Cultura, cada um com recursos de R$ 1,5 milhão. O Criativa Birô oferecerá consultoria aos artistas na captação de recursos e prestação de contas para editais e leis de incentivo. Haverá ainda um curso de qualificação para gestão de empreendimentos criativos com foco no plano de negócios, plano estratégico e plano de marketing. Palestras sobre empreendedorismo também estão previstas.