Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/12/14 às 18h30 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Incubadora BSBCriativa é inaugurada no Conic

COMPARTILHAR

Iniciativa vai oferecer consultorias e cursos para empreendedores do DF

Brasília ganhou nesta quarta-feira (3) uma nova forma de apoio ao empreendedorismo cultural. A incubadora BSBCriativa foi inaugurada e já passa a funcionar no Ed. Darcy Ribeiro, localizado no Setor de Diversões Sul, Conic. 

 
Participaram da abertura o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, o secretário de Trabalho, Bolívar Rocha, o secretário Adjunto de Cultura, Miguel Ribeiro, o subsecretário de Fomento, Leonardo Hernandes, o subsecretário de Microcrédito e Empreendedorismo, Gilberto Portes e o secretário de economia criativa do Ministério da Cultura, Marcos André.
 
O objetivo do projeto é oferecer cerca de 3 mil horas de consultorias e cursos para empreendimentos e empreendedores que atuam no DF. A iniciativa busca promover o setor cultural e incentivar a autonomia econômica dos projetos apoiados pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Outro objetivo é ampliar as oportunidades de qualificação dos projetos apresentados ao FAC, assim como qualificar sua execução e prestação de contas.
 
O projeto visa ainda criar um canal de diálogo com os empreendedores, oferecendo subsídio às ações de profissionalização, necessárias ao desenvolvimento dos serviços oferecidos. O suporte poderá ser feito por meio de assessoria, consultoria e capacitações.
 
A localização do escritório central do BSB Criativa tem o objetivo de recuperar e promover o Setor de Diversões Sul, potencializando diversos projetos e empreendimentos que já funcionam no local. Para o Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, o investimento de R$ 1,6 milhão no edifício Darcy Ribeiro é fundamental para devolver a Brasília um espaço que prestava um importante serviço a cidade. “É dever dos governos populares apoiar estruturas e políticas como essa. Sentimos muita alegria de contribuir para a a revitalização do Conic e de Brasilia”, afirmou.
 
O BSBCriativa pretende fortalecer empreendedores e empreendimentos ligados às áreas de Arquitetura, Arte e Tecnologia, Arte Urbana, Artes Visuais (fotografia, escultura, pintura, outras), Artesanato, Audiovisual (cinema e vídeo), Circo, Comunicação, Cultura Afro-Brasileira, Culturas Populares e Tradicionais, Dança, Design, Gastronomia, Gestão, Livro, Leitura e Bibliotecas, Moda, Museus, Música, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material, Produção e Teatro.
 
A iniciativa é resultado de um convênio com a Secretaria de Economia Criativa, do Ministério da Cultura e, no Distrito Federal, será executado pela Secretaria de Cultura, numa parceria com a Secretaria de Trabalho.