10/11/18 às 18h43 - Atualizado em 10/11/18 às 19h26

III Encontro de Conselhos Regionais de Cultura

Primeiro dia de atividades é marcado por homenagens e apresentação dos candidatos ao CCDF

A programação do III Encontro dos Conselhos Regionais de Cultura do Distrito Federal, neste sábado (10), dedicou-se especialmente à apresentação dos candidatos e das regras do processo eleitoral

inédito para renovação do Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF). O primeiro dia de atividades também foi marcado por uma homenagem póstuma a Rui Perpétuo, conselheiro regional de cultura do Gama, falecido no mês de outubro.

Na abertura dos trabalhos, a subsecretária substituta de Promoção e Difusão Cultural, Daniela Diniz, citou as principais mudanças trazidas pela Lei Orgânica da Cultura (LOC), que fortalecem a participação social nas políticas públicas culturais e modernizam o papel do Conselho de Cultura. “Com essa nova organização, o CCDF passou por uma mudança importante de perfil. Ele agora precisa ter um olhar transversal sobre todas as políticas públicas executadas pela Secretaria de Cultura. É uma instância de fiscalização e de diálogo permanente entre o poder público e a sociedade civil sobre tudo o que se projeta para o setor”, explicou.

O atual vice-presidente do CCDF, Luiz Felipe Vitteli, ressaltou o compromisso dos novos membros que vão compor o Conselho de Cultura do DF a partir de 2019 para que não haja retrocessos nos avanços conquistados. “Vocês que estão vindo agora, e serão eleitos diretamente pelos conselheiros regionais, têm uma missão muito importante que é lutar pela regulamentação integral da Lei Orgânica da Cultura. Não podemos correr o risco de perdê-la”, enfatizou.

Também integraram a mesa de abertura do III Encontro dos Conselhos Regionais de Cultura a presidente do CCDF e subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Jaqueline Fernandes, e os conselheiros Adriana Lodi e Heber Trigueiro, representantes da sociedade civil.

Ainda na cerimônia de abertura, os participantes fizeram um minuto de silêncio em homenagem póstuma a Rui Perpétuo, conselheiro regional de cultura do Gama, que faleceu no último dia 20 de outubro. João Breyer, também conselheiro de cultura do Gama, fez um testemunho emocionado ao lembrar da dedicação do colega à defesa das políticas públicas culturais. “O Rui teve uma trajetória de vida que nos orgulha muito. Ele estava na linha de frente do processo de reestruturação do Conselho de Cultura do Gama. Por isso, o espírito dele continua com a gente. Ele está sim presente!”, disse.

Candidatos  – Na parte da tarde, os candidatos ao Conselho de Cultura do DF tiveram a oportunidade de se apresentar e responder perguntas dos conselheiros regionais. Ao todo, 12 candidatos estão concorrendo às quatro cadeiras de conselheiros titulares do CCDF. Eles representam a sociedade civil nos segmentos de arte e cultura, políticas afirmativas e economia criativa. Os postulantes, indicados por instituições de arte e cultura da cidade, têm experiência mínima de oito anos na área cultural e residem no DF há pelo menos quatro anos. Veja aqui o perfil de cada um deles.

O III Encontro dos Conselhos Regionais de Cultura segue neste domingo (11). A programação inicia às 9h com a continuação do cadastramento de eleitores. Além da votação propriamente dita, os conselheiros regionais vão participar ainda de Oficinas para Construção das Macrorregiões de Cultura.

Colegiado deliberativo – Instituído em outubro de 1989, o Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF) é órgão colegiado, de caráter deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador, que se configura como espaço permanente de articulação e participação social nas políticas públicas culturais. As principais competências do CCDF são: propor políticas, programas e diretrizes, formular subsídios, acompanhar e avaliar as políticas públicas de cultura do Distrito Federal; avaliar ações e metas consolidadas no Plano de Cultura do Distrito Federal; deliberar sobre programas, processos e ações que lhe forem submetidos, inclusive pela Secretaria de Cultura.

III Encontro de Conselhos Regionais de Cultura

DOMINGO – 11/11/2018

9h às 10h – Fim do cadastramento eleitoral

9h às 12h – Oficina de construções das Macrorregiões de Cultura do DF – Primeira Parte