Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/07/13 às 20h27 - Atualizado em 13/11/18 às 14h39

Igreja São Geraldo no Paranoá é reconstruída

COMPARTILHAR

Arquitetura em madeira estará de volta em dezembro

Até dezembro deste ano os moradores do Paranoá terão de volta mais um patrimônio histórico e cultural do DF, pois já começaram as obras de reconstrução da Igreja São Geraldo, localizada no Parque Vivencial do Paranoá, numa área de 198,45 m² com o custo de R$ 306.772,18.

Para o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, “a melhor forma de preservar adequadamente um patrimônio é utilizá-lo, sendo que a perpetuação de um bem garante a perpetuação da memória social”.

Fundada em 1966 pelo Padre Menezes, a Igreja São Geraldo foi e serviu de capela para os operários e moradores do Paranoá desde os tempos da construção da Barragem. É a segunda igreja mais antiga do DF e durante 34 anos a única do Paranoá. Caracteriza-se como uma edificação simples, em madeira e cobertura com telhas onduladas, em duas águas. É formada pela nave, a capela central (altar), e uma sala lateral. Existe um semiarco entre o espaço da nave e do altar.

A Igreja de São Geraldo foi, também, a centralizadora da luta dos moradores pela fixação da vila. Em agosto de 1991, a população mobilizou-se num abraço à igreja, impedindo a demolição. Em outubro de 1993 a Igreja de São Geraldo foi tombada por meio do Decreto 15.156.

Entretanto, a edificação existente foi demolida, devido ao atual estado de degradação, sendo a nova construção executada no mesmo local, em madeira, similar a original, a fim de resgatar as condições da edificação existente à época do tombamento.

A Vila Paranoá foi criada em 1957, com a chegada dos primeiros trabalhadores para a construção de Brasília mais especificamente para a construção da Barragem do Lago Paranoá. É um dos raros locais restantes da época da construção de Brasília, tornando-se, mais tarde, a maior invasão do Distrito Federal.

Serviço

Local: Antiga área de Acampamento Pioneiro, atual Parque Vivencial do Paranoá.

Valor Total: R$ 306.772,18

Entrega: dezembro de 2013