28/04/21 às 17h27 - Atualizado em 28/04/21 às 17h31

Gira Cultura tem dança para enfrentar o isolamento social

Texto e edição Guilherme Lobão (Ascom Secec)

28.4.21

17:27:00

As artes cênicas tomam o protagonismo na programação desta quinta (29), penúltimo dia do I Festival Gira Cultura. Com manifestações circenses, teatro e dança, os vídeos vão ao ar no canal do YouTube da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec).

Particularmente neste dia, o público poderá conferir uma noite com dois espetáculos de dança. Na faixa das 20h, a montagem de dança contemporânea “40.04” trata justamente das angústias e ansiedades vividas pelas pessoas em época de quarentena, devido à pandemia Covid-1. Mas “40.04: surge como um respiro ao isolamento. Assim é definido espetáculo da bailarina e diretora Ana Júlia Paiva, “Fazer arte na pandemia também mostrou como a arte é importante para as pessoas”, atesta.

“A iniciativa da secretaria, promovendo essas ações online, divulgando a produção cultural e artística de Brasília, é muito potente. É uma política de enfrentamento a este caos que a gente vive tanto em termos de governo federal como de pandemia”

Edson Bezerra, diretor de O Homem na Prancha

Às 19h, O Homem na Prancha, de Edson Beserra, traduz para a linguagem virtual um ato originalmente previsto para ocorrer em um palco, diante do público. Mas a mudança de formato não inibiu o bailarino de aceitar essa drástica mudança. “Foi pensado para apresentação ao vivo, num contexto onde a ideia de pandemia não viria a acontecer. Mas a gente segue produzindo e criando. Que bom que espaços estão surgindo”, comemora.

Para Edson, é vital que o fomento à cultura seja mantido e fortalecido durante este momento. “Acho a iniciativa da secretaria, promovendo essas ações online, divulgando a produção cultural e artística de Brasília, muito potente. É uma política de enfrentamento a este caos que a gente vive tanto em termos de governo federal como de pandemia”, diz.

Mostra Brasília 61 celebra o cinema da capital

Gira Cultura DF capacita e debate políticas culturais

Videos de diversas linguagens vão compor o Festival Gira Cultura DF

Multicultural, Festival Gira Cultura celebra 61 anos de Brasília

Durante o dia todo, o YouTube da Secec ficará recheado de vídeos musicais e cênicos. A programação começa às 9h, com vídeo registro “Dois Violões”, da música “Baião de Corda”, composição dos violonistas João Ferreira e Vinícius Vianna. A música dá nome ao CD que será lançado neste ano.

A partir das 10h, crianças e adultos podem se divertir com a Cia. Circo Rebote. O vídeo reúne uma divertida edição das cenas das apresentações gravadas pela trupe em turnê por Mumbai, na Índia, em 2019.

Às 14h, o espetáculo que vai ao ar é voltado sobretudo para o público jovem. Gigante Pela Própria Natureza discute o racismo no contexto do Ensino Médio. No palco, quatro gigantes (alunos) protagonizam uma relação entre cadeiras de ferro, ferros de cadeiras, entre desabafos, gritos, sonhos, risos, amor e fé.

Fecha a tarde do penúltimo dia do Gira Cultura, o CarnaMuseu. O registro do evento realizado em 2020 nasceu como uma ação cultural balizada na manifestação multicultural e se coloca como um espaço para levar à população, pautas sociais e temas da cidadania. No palco, difunde diversos estilos musicais, com direito a uma batalha de rimas.

Atividades paralelas

Uma programação extensiva de oficinas e mesas vai capacitar agentes culturais e debater eixos da política cultural da Secec. A programação é um painel imersivo nas principais políticas culturais da Secec e envolve as principais áreas fins, como as subsecretarias. Toda a programação paralela será transmitida pela Secec, dentro do Festival Gira Cultura DF, que comemora os 61 anos de Brasília.

Confira a Programação completa

Gravação de álbum

do duo “Dois Violões

Mood Indigo 2019

Manifestações Circenses

11h – Oficina Gira

Os Caminhos do Termo de Fomento

Norteada pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), a captação para execução de Termo de Fomento é detalhada nessa oficina.

Com Sol Montes, Caio Lobato e Willer Cantallops (Subsecretaria de Difusão e Diversidade Cultural)

Gigante Pela Própria Natureza

CarnaMuseu 2020

17h – Mesa Gira

Cultura, A Guardiã das Memórias

O papel do poder público no desenvolvimento de políticas para proteção e conservação de arquivos

Mediação: Alexandre Freire (Assessoria de Comunicação)

Com Ana Lúcia de Abreu Gomes (UnB), Elisa Raquel Quelemes (Biblioteca Nacional de Brasília), Sara Seilert (Museu Nacional da República), Aline Ferrari e Mariah Boelsums (Secretaria de Patrimônio Cultural),

Participação poética: Beth Fernandes (Assessoria de Relações Institucionais)

O Homem na Prancha

Dança

Dança

30.4

Brecht na Biblioteca

Mora na Filosofia – Esdras Nogueira e grupo

11h – Oficina Gira

Compreendendo a Lei Orgânica da Cultura (LOC)

A Lei Orgânica da Cultura rege o Sistema de Arte e Cultura (SAC) no DF. Entendê-la é fundamental para o desenvolvimento da política cultural.

Com Laiza Spagna (Assessoria Jurídico Legislativa)

Exposição Pensando Oscarmente & Oficinas de Gestão Cultural – Brasília 60 anos.

Centro Audiovisual: Percursos e Trilhas

O Correio

17h – Mesa Gira

Cultura e os Desafios Pós-pandemia

Os impactos na cultura durante a pandemia da Covid-19 geraram outras formas de fazer e de pensar a cadeia criativa?

Mediação: Sâmea Andrade (Assessoria de Comunicação)

Com Bartolomeu Rodrigues (Gabinete), João Moro (Subsecretaria de Fomento e Incentivo Cultural), Silvio Tendler (Estados Gerais da Cultura)

Never Look Back – Documentário “Un Solo Corazón Tour” – América do Sul ’19

Debanda