27/05/14 às 21h17 - Atualizado em 13/11/18 às 14h45

Gestores defendem ações culturais para o Brasil

Fórum inédito reuniu 81 representantes de todo o país

O I Fórum Nacional de Gestoras e Gestores do Programa Cultura Viva, que aconteceu entre os dias 19 e 20 de maio em Natal, encerrou as atividades com a publicação de um Carta Final com oito resoluções. Entre elas estão a criação de um comitê gestor comunitário para acompanhar projetos culturais e a produção de uma legislação complementar para atender a aplicação de recursos públicos para o setor cultural.

O evento, que aconteceu durante a Fórum/Teia Nacional da Diversidade, reuniu 81 representantes de governos estaduais, distrital, federal, universidades, parlamentos, conselhos, consórcios e Pontos de Cultura. Durante a reunião, os participantes se preocuparam em consolidar o espaço para a discussão na área político-cultural, assim como para avançar na institucionalização do Programa Cultura Viva.

A Teia contou ainda com a participação de representantes das Prefeituras Municipais, que foram convidados pela Comissão Nacional de Gestoras e Gestores do Programa Cultura Viva, em parceria com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultura do Ministério da Cultura, para ampliar a discussão.

Também durante o evento aconteceu a eleição da Comissão Nacional de Gestoras e Gestores Municipais da Cultura Viva, composta por representantes das cinco regiões brasileiras seguindo o modelo de composição da Comissão Nacional de Gestoras e Gestores Estaduais do Programa Cultura Viva.

O Fórum

O I Fórum Nacional de Gestoras e Gestores do Programa Cultura Viva é um espaço permanente de discussão do Programa Viva Cultura. Nele, se observa o papel dos estados, distritos e municípios na sustentabilidade e fortalecimento do pacto federativo do Programa Cultura Viva. São observadas a gestão, articulação, interlocução, formação e organização das Redes de Pontos e Pontões de Cultura e demais formas, em interface com o Ministério da Cultura e ainda com as Instituições reconhecidas e credenciadas.

Confira aqui a carta final do I Fórum Nacional de Gestoras e Gestores do Programa Cultura Viva