11/04/19 às 17h06 - Atualizado em 11/04/19 às 17h15

GDF premia blocos que contribuíram com a limpeza urbana durante o Carnaval

Os blocos que ajudaram a manter as ruas livres de sujeira durante o carnaval foram reconhecidos pela edição de 2019 da campanha Bloco Brasília Limpa, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

A campanha Brasília Limpa entregou, nesta quinta-feira (11), certificados para 14 blocos de carnaval que se empenharam em manter a limpeza urbana durante a folia no Distrito Federal. Foram entregues ainda dois certificados que reconheceram a atuação na limpeza das plataformas carnavalescas montadas pela Secretaria de Cultura na Praça dos Prazeres e no Setor Carnavalesco Sul. Este foi o quinto ano seguido que a autarquia concedeu certificados para os grupos que se destacaram.

O diretor-presidente do SLU, Felix Angelo Palazzo, definiu a iniciativa como um reconhecimento e agradecimento aos blocos que demostraram respeito pela cidade e pela população do DF. “O SLU se preocupa efetivamente com o bem estar da sociedade, se preocupa em manter a cidade organizada, limpa e agradável para população”, conclui.

A campanha do Brasília Limpa envolveu os organizadores dos blocos, os foliões, servidores do SLU e os garis, que avaliaram o desempenho dos participantes. Entre os critérios avaliados, o principal foi a autogestão dos resíduos produzidos — quando os blocos se responsabilizam pela limpeza e dispensam o trabalho do SLU.

Também foram levados em conta no julgamento a oferta de lixeiras, a divulgação prévia de orientações sobre como colaborar com a limpeza e mensagens educativas durante a folia, itens avaliados como muito bom, bom ou ruim.

Para o Subsecretário de Cidadania e Diversidade Cultural, Pedro Paulo, é motivo de orgulho fazer parte deste projeto. “A iniciativa do Serviço de Limpeza Urbana enobrece o carnaval do DF ao demonstrar preocupação com o meio ambiente e  com os profissionais que trabalham na coleta de resíduos durante a folia”, conclui.

Em 2019,  um milhão e seiscentas mil de pessoas foram às ruas do Distrito Federal para curtir os mais de 200 eventos de carnaval cadastrados pela Secretaria de Cultura.