Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/12/13 às 14h46 - Atualizado em 13/11/18 às 14h39

GDF lança revista sobre patrimônio cultural para estudantes

COMPARTILHAR


Nina é a primeira de uma família que vai dialogar sobre Cultura no DF

Os estudantes da rede pública do Distrito Federal terão uma nova forma de aprender sobre os patrimônios culturais da cidade. A Secretaria de Cultura lançou esta semana a revista “Nina em Patrimônio Cultural: educar para preservar”, que ensina, na linguagem das crianças e adolescentes, o que são os patrimônios culturais de Brasília, a história da cidade e quem foram figuras importantes como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

A publicação é uma exigência da Lei 5.080/2013, que determina que o Executivo faça a realização e distribuição de publicações anuais, em linguagem acessível, referentes ao tema escolhido para as Jornadas de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade.

“Patrimônio Cultural, Tombamento e Bens de Natureza Material e Imaterial são algumas palavras que precisam ser assimiladas pelos estudantes e inseridas em seu cotidiano. Com esta obra pretendemos atrair o estudante para este universo, sensibilizando-o para a importância da preservação do patrimônio do DF”, explica o subsecretário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, José Delvinei.

A Nina, personagem do livro, é uma estudante do Ensino Fundamental da rede pública do DF. Ao dar vida à aluna, a secretaria pretende facilitar o diálogo sobre temas tão importantes de uma forma que os alunos se interessem pelos assuntos.

Foram rodadas 10 mil revistas. Todas elas serão distribuídas nas escolas de Ensino Fundamental da rede pública do DF.

A garota é a primeira de uma família que será criada para tratar de pontos relacionados à Cultura no DF. “Queremos ensinar os alunos para que eles entrem nessa luta para cuidar do patrimônio cultural. Afinal de contas, como diz Nina, ele é meu, é seu, é de todos nós”, completa Delvinei.


Baixe aqui a edição digital da Nina!