Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/11/20 às 10h56 - Atualizado em 16/11/20 às 10h09

Galeria dos Estados ganhará novas cores durante 4º Encontro do Graffiti

COMPARTILHAR

Texto: Loane Bernardo. Edição: Sérgio Maggio (Ascom Secec)

10/11/2020

11:18:07

 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) lança nesta terça-feira (10.11) edital de chamamento público que vai selecionar 100 grafiteiras e grafiteiros para trabalhar no Encontro do Graffiti 2020, previsto para ocorrer entre os dias 10 e 20 de dezembro, na Galeria dos Estados, localizada no Setor Comercial Sul. A ação, que vai investir R$150 mil, é parte do projeto de revitalização do local por meio da arte urbana.

 

“Reinaugurada, a Galeria dos Estados é um ponto vivo do nosso Centro. Ali, pulsa vidas. Levar a arte do grafite aos seus muros é trazer aos olhos a alma dessa cidade diversa”, aponta o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

 

Confira o edital e seus anexos:

4º ENCONTRO DO GRAFFITI – GALERIA DOS ESTADOS

Formulário de Inscrição

Proposta de Trabalho

 

Com inscrições abertas no período de 10 a 23 de novembro de 2020 (18 horas), o certame vai selecionar artistas que moram no Distrito Federal ou Entorno que comprovarem, por meio de portfólio ou currículo, o desenvolvimento de, pelo menos, 01 intervenção artística em muros, paredes, painéis, tapumes, entre outros.

 

 

Com dois dias para executar o trabalho, cada grafiteiro selecionado fará uma intervenção artística de tema livre em uma área de 10 a 20m² da Galeria dos Estados e receberá um cachê no valor de R$ 1.500.

 

Diante do período de pandemia, os artistas selecionados cumprirão as normas recomendadas pelas autoridades de saúde. Para além de receberem os devidos suportes de higiene, equipamentos de proteção individual e de segurança, os grafiteiros atuarão em modo de revezamento, a fim de garantir o distanciamento social.

 

Leia mais

Grafiteiras pintam o poder feminino nas paredes do Complexo Cultural Planaltina

Ao completar dois anos, Complexo Cultural Planaltina vira tela de arte

Grafite conquista as ruas do Distrito Federal 

Arte do grafite põe DF na rota do turismo criativo

Moderno e antigo juntos: RAs aderem ao grafite

Para combater vandalismo, GDF gasta 95% a mais com tinta especial

 

O Encontro de Grafite 2020 também conta com o apoio da Administração do Plano Piloto (RA-I), garantindo uma nova lógica de uso dos espaços públicos da cidade, a partir da intervenção na Galeria dos Estados.

 

“Estamos empenhados em promover ocupação cultural em todo o setor. A Galeria dos Estados também será uma grande galeria de arte urbana a céu aberto. Que a iniciativa se estenda a outras paredes do DF.” celebrou administradora Ilka Teodoro, cuja RA vai custear as tintas para ação dos grafiteiros selecionados no edital da Galeria dos Estados.

 

ENCONTRO VALORIZA A ARTE URBANA

 

Elaborado pela Subsecretaria de Economia Criativa da Secec, o 4ºEncontro de Graffiti faz parte da série de iniciativas da pasta para fomentar a cultura nos espaços públicos do Distrito Federal, além de proporcionar o intercâmbio artístico-cultural e incentivar o empreendedorismo no movimento. O evento também contribui para o fortalecimento da Política de Valorização do Grafite no Distrito Federal e Entorno.

 

À frente da iniciativa, a Subsecretária de Economia Criativa, Érica Lewis, aponta que o certame é uma oportunidade de impulsionar o interesse e dar visibilidade à arte urbana, além de contribuir para a ressignificação do território, sob a perspectiva da economia criativa. “O Encontro de Graffiti democratiza o acesso à cultura e valoriza o trabalho dos grafiteiros e da cultura hip hop presente no DF”, afirmou.

 

Érica Lewis lembra, ainda, que grandes cidades do mundo passaram por esse processo e conseguiram resgatar a identidade local, tornando-se grandes polos turísticos. “É o caso de Miami e Nova York, por exemplo, que conseguiram recuperar bairros inteiros com a arte urbana e que se transformaram”.

 

4º ENCONTRO DO GRAFFITI – GALERIA DOS ESTADOS

Inscrições: 10 a 23 de novembro de 2020

Informações:

E-mail: cgdfp@cultura.df.gov.br

Telefone: 3325-6267 ou 99255-0375

Perguntas frequentes – EDITAL GRAFFITI

Acompanhe também as publicações no Instagram do Comitê Permanente do Grafite do Distrito Federal: @comitedografitedf

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br