Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/05/20 às 16h49 - Atualizado em 20/05/20 às 16h54

Fruto de trabalho da comunidade, Biblioteca Pública de Brasília é o destino do Rolê Cultural

COMPARTILHAR

Local conta com áreas de estudo individuais, em grupo e espaço infantil

 

Quarta-feira é dia de Rolê Cultural. E nesta semana (20) faremos um passeio pra lá de literário, na Biblioteca Pública de Brasília (BPB). Símbolo da ação da comunidade, a BPB abriu suas portas em 1990 que, liderada pelas bibliotecárias Neusa Dourado e Telma Bandeira, conseguiram transformar o antigo prédio em um equipamento cultural na Asa Sul. 

 

Localizada na quadra 312/313, a BPB tem 313 metros quadrados e recebe cerca de três mil usuários mensalmente. À disposição deles, cerca de 20 mil exemplares para consultas locais e também para empréstimos. 

 

Além dos livros, o espaço conta com quatro ambientes preparados para receber todo tipo de visitante. Neste passeio virtual, você poderá conhecer áreas como as cabines de estudo individuais, com acesso à Internet e tomadas, para que os usuários possam usar seus equipamentos pessoais, como computador portátil. Ainda há o Telecentro, espaço interativo para acesso à internet, vídeo aulas, redes sociais, criado com o apoio do Programa Conecta Bibliotecas, através da ONG Recode e do Instituto Bill & Mellinda Gates. 

 

A Biblioteca Pública de Brasília também tem o Espaço Infantil, ambientado especialmente para os pequenos com decoração e mobiliário diferenciados e acervo próprio com gibis, passatempos, livros de colorir e livros dedicados a incentivar o hábito da leitura desde a infância. 

 

Um dos lugares preferidos dos visitantes da BPB é o Jardim de Leitura situado em sua área externa, com dez mesas de estudos em grupo, além de uma área destinada para pequenas refeições e lanches.

 

O Rolê Cultural também apresenta a área técnica da Biblioteca, onde são recebidas, selecionadas e separadas todas as doações da comunidade, essenciais para manter o acervo sempre atualizado, apoiar o Programa Mala do Livro além de fornecer suporte para várias bibliotecas públicas das regiões administrativas do DF. 

 

O que é o Rolê Cultural?

A série de vídeos que percorre os equipamentos mostrando detalhes e curiosidades sobre cada um deles, é parte do programa “Conecta Cultura”, que oferece produções culturais on-line durante o período de isolamento social.

 

A ideia do Rolê Cultural é que os vídeos funcionem como espécie de visita guiada virtual, mostrando de maneira objetiva os museus. O trabalho em formato virtual é parte do esforço da Secec em trazer soluções criativas durante o período de isolamento social necessário para conter o avanço da pandemia da Covid-19.

 

O projeto é resultado de iniciativa coletiva de servidores da Secec, gerentes dos equipamentos e tem apoio da Rádio Cultura.

 

Os vídeos da série Rolê Cultural serão publicados às quartas-feiras no site e nos canais oficiais da Secec:

www.cultura.df.gov.br/role-cultural

Facebook: @sececdf

Instagram: @sececdf

Twitter: @sececdf

 

Vem com a gente!