Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/10/19 às 18h10 - Atualizado em 9/10/19 às 20h05

Fotos do MPI sobre atenção à saúde básica dos povos indígenas são escolhidas para exposição do TCU

COMPARTILHAR

Doze fotos sobre o atendimento primário a populações dos povos originários dentro do Programa Mais Médicos doadas ao Memorial dos Povos Indígenas (MPI) foram escolhidas para integrar a exposição do Museu do Tribunal de Contas da União, batizado Ministro Guido Mondin. A mostra “Percursos da Saúde no Brasil – a contribuição do TCU” está programada para novembro.

 

A iniciativa, que conta com parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), tem o objetivo de apresentar à população algumas auditorias do TCU que colaboraram para a melhoria da saúde no país pelo Sistema Único de Saúde. Especialistas em conservação e restauro da Secec e do TCU embalaram hoje no MPI os quadros que vão integrar a exposição. Eles fazem parte de uma mostra que foi realizada em 2017 no equipamento da Secec.

 

“Os quadros estão em excelente estado”, avaliou a técnica em conservação e restauro do TCU Rosana Carolline do Amaral Santos. “Fizemos uma completa higienização das peças para emprestá-las”, explicou a analista em atividades culturais da Secec Maria Inês Alves de Souza. Os quadros foram embalados em papel glassine – capaz de proteger o conteúdo contra umidade e outras sujeiras. No TCU, as peças vão receber nova higienização.

 

Como contrapartida para o empréstimo dos quadros, o TCU disponibilizará apoio de seus especialistas de conservação e restauro em áreas em que a Secec precise de reforço, incluindo o uso de equipamentos para monitoramento e diagnóstico de acervos, informou a gerente de acervos da Subsecretaria do Patrimônio Cultural (Supac), Aline Ferrari de Freitas.

 

As fotos escolhidas foram comissionadas pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e tiradas em 2016 por três fotógrafos ligados ao Ministério da Saúde então – Alejandro e Karina Zambrana e Luís Oliveira – em aldeias em cinco estados da região Norte (Pará, Amazonas, Acre, Amapá e Roraima), dois no Centro-Oeste (Mato Grosso e Tocantins) e o Ceará, no Nordeste.

 

Formada em jornalismo, a fotógrafa que assina duas das fotos, Karina, teve seu trabalho exposto também em Washington (EUA) e fala com muito orgulho dos registros que produziu. “Elas contam histórias que emocionam porque capturaram o cuidado dos médicos com populações pouco acostumadas a ter atenção do poder público”, conta ela.

 

Além da Secec, a equipe de Museologia do Centro Cultural do TCU fez contato com mais de quarenta instituições, tanto da área da saúde como da cultura. A abertura da exposição está prevista para 21 de novembro de 2019, com entrada franca e censura livre.

 

 

 

Fotos: Ludimila Barbosa SECEC/DF