Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/19 às 20h10 - Atualizado em 23/05/19 às 20h21

Fórum reúne representantes da Cultura de todo o Brasil na capital

COMPARTILHAR

Secretários e dirigentes estaduais de Cultura de todo o país estão reunidos em Brasília para a reunião ordinária do Fórum Nacional. Durante dois dias (23 e 24) eles debaterão projetos e metas de maneira a fortalecer a produção e as políticas públicas voltadas para o setor.

 

Durante a abertura do seminário realizado na Biblioteca Nacional de Brasília, que tem como tem “Desafios da Cultura Brasileira”, o presidente do Fórum, secretário de Cultura do Ceará Fabiano Piuba pontou que o objetivo principal é a articulação das pautas, como Lei de Incentivo à Cultura, Fundo Nacional de Cultura e mecanismos de fomento.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Adão Cândido, destacou a necessidade de estruturar ações em prol do patrimônio, de maneira que a comunidade entenda a importância dessas ações para o país. Ele ponderou que é necessário um debate específico sobre o financiamento para este tipo de ação.

 

Na visão de Cândido, outras modelagens de apoio financeiro para a Cultura também devem ser discutidas pelos representantes regionais. Ele citou os fundos patrimoniais (endowments), que permitem a captação de recursos privados para destinação a pessoas físicas ou jurídicas, uma forma de adensar a política de atração de investimentos. “O marco legal é fundamental para que os estados possam criar seus próprios mecanismos”, defendeu.

 

O secretário Nacional de Cultura do Ministério da Cidadania Henrique Pires também participou do encontro. Ele comemorou a aprovação da Lei 13800/2019, dos chamados endowments e reforçou que já há empresas se movimentando para aderir ao recurso. “Esta modalidade funciona bem em outros países e em longo prazo vai garantir a qualificação de grandes espaços”.

 

Nesta sexta-feira (24), o Fórum se reúne novamente e deve apresentar uma carta com as principais recomendações e metas para a área.