Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/12 às 14h21 - Atualizado em 13/11/18 às 14h37

Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura

COMPARTILHAR

miolo15-300x225

Participantes esclarecem dúvidas e tomam conhecimento das metas prioritárias para 2012

Brasília – Neste primeiro dia (24/05) da 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, realizada em Porto Velho (RO), o secretário executivo e ministro interino do Ministério da Cultura (MinC), Vitor Ortiz, e o secretário de Articulação Institucional, João Roberto Peixe, falaram aos participantes do encontro sobre as metas prioritárias da Cultura para 2012.

O ministro em exercício destacou que a reunião é uma boa oportunidade para avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos estados e trabalhar em conjunto com cada um deles.

“Este estreitamento da relação do MinC com os estados e municípios é fundamental para o desenvolvimento de ações conjuntas no plano federativo. Vamos avaliar as ações que estão ocorrendo, especialmente, a elaboração dos planos estaduais de cultura que estão sendo desenvolvidos com o apoio do Ministério, por meio da Universidade Federal de Santa Catarina”, completou.

Os secretários estaduais de Cultura e dirigentes de vários estados da federação presentes no evento aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre o Plano Nacional de Cultura (PNC) e demais trabalhos relacionados às metas para este ano.

“Outro debate que vamos ter aqui no Fórum é a participação dos estados no processo de escolha dos novos membros do Conselho Nacional de Política Cultural e seus colegiados setoriais”, adiantou o secretário de Articulação Institucional do MinC, João Roberto Peixe.

O objetivo do fórum é propor e oferecer, com o apoio das instituições culturais federais, mecanismos de facilitação e fortalecimento dos processos de desenvolvimento cultural do país. Dentre outras atribuições, auxiliar os estados a elaborarem seus planos de cultura e se incorporarem ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), coordenado pelo MinC.

O secretário de Esportes, Cultura e Lazer de Rondônia, Francisco Leilson de Sousa Filho, que também é vice-presidente do Fórum, representa o governo do estado no evento. Estão presentes também os secretários de Cultura de São Paulo, Alagoas, Acre, Rondônia, Amapá, Espírito Santo, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Roraima. A reunião do Fórum prossegue até sexta-feira (25).

(Texto: Rosiene Assunção, Ascom/MinC)

(Fotos: Christina Abelha, Ascom/MinC)

Fonte: site do Ministério da Cultura www.cultura.gov.br