Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/03/16 às 20h35 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Fórum de Secretários de Cultura elege novo presidente

COMPARTILHAR

Nova gestão começou na última reunião da entidade em Florianópolis

O secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso, Leandro Carvalho, foi eleito na última sexta-feira (4) presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. A eleição aconteceu durante a 1° Reunião Ordinária de 2016, na Fundação Catarinense de Cultura, em Florianópolis (SC), que reuniu 19 representantes de estados.

O secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, que esteve na presidência em 2015, concluiu sua gestão tendo como principal legado o fortalecimento do Fórum como instância de debate e deliberação sobre as políticas públicas de cultura do país e a aproximação da interlocução com a gestão de cultura do Governo Federal.

Durante as eleições, também foram escolhidos os vice-presidentes do Fórum, responsáveis pela articulação regional da entidade, que agora segue sob a responsabilidade dos estados da Paraíba (Nordeste) Rondônia (Norte), Paraná (Sul), Espírito Santo (Sudeste) e Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste).

Fundado em 1983, o Fórum se consolida como um importante espaço para debate, articulação e intercâmbio das políticas culturais desenvolvidas em todo o Brasil, com função consultiva e opinativa sobre as políticas nacionais e regionais do setor. A organização possibilita a participação e atuação dos estados e do Distrito Federal na formulação de diretrizes de uma política cultural comum, respeitando as características e a diversidade cultural de cada estado e região do país.

Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura

Presidente: Leandro Carvalho (Secretário de Cultura/MT)

Vice-Presidentes Regionais:

Região Nordeste: Laureci Siqueira (Secretário de Cultura/PB)

Região Norte: Rodnei Paes (Superintendente de Cultura Rondônia/RO)

Região Sul: João Luiz Fiani (Paraná/PR)

Região Sudeste: João Gualberto Moreira Vasconcellos (Espírito Santo/ES)

Região Centro-Oeste: Athayde Nery (Mato Grosso do Sul/MS)