Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/12/18 às 16h20 - Atualizado em 6/12/18 às 16h30

Folia de Reis chega a Brasília

 

Marcada por cânticos, ritos e melodias que contam a anunciação, o nascimento do menino Jesus e a peregrinação dos Reis Magos, a folclórica manifestação popular Folia de Reis será celebrada em Brasília, no Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal – Edição 2018 . Realizado entre os dias 06 e 09 de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, tem a finalidade de promover e valorizar a centenária tradição popular e traz aos brasilienses a oportunidade de assistir mais de 40 apresentações artísticas e culturais.

 

Com 20 grupos de Folia de Reis do DF e diversos estados, o destaque vai para a participação de três grupos femininos de foliãs mineiras vindos de Patos de Minas, Coromandel e Vazante. Serão apresentados, ainda, dez grupos de danças populares e 20 atrações musicais locais e nacionais.

 

A abertura do Encontro de Folia de Reis do DF acontece no dia 06 de dezembro (quinta-feira), às 18h, com o terço rezado e a chegada dos três Reis Magos. A noite festiva prossegue com o encontro de bandeiras, apresentações de grupos de foliões e se encerra com o show da conhecida dupla Di Paullo e Paulino, de Minas Gerais.

 

Na sexta-feira, as atividades começam pela manhã, com o “giro” das Folias visitando órgãos governamentais do DF, entre eles a Secretaria de Cultura, e se encerram com os shows da tradicional e reconhecida dupla de música caipira, Zé Mulato e Cassiano e da dupla Leyde e Laura, de São Paulo, responsável por um dos duetos mais belos e aplaudidos da história da música caipira.

 

Sábado, a programação dos foliões continua ao longo do dia e, a noite, a dupla caipira Irmãs Freitas (GO), que já vendeu ao longo de 41 anos de carreira, quinze milhões de discos, se apresenta. O domingo começa com missa sertaneja e termina com o show da dupla goiana André e Andrade, tradicionais foliões.

 

O encontro renderá uma homenagem, por meio da realização de uma exposição fotográfica, totalmente dedicada a um dos nomes mais importantes da viola caipira no Centro-Oeste, o mestre Badia Medeiros, de Formosa, falecido recentemente aos 78 anos de idade. O público poderá conferir também, feira de artesanato e barracas de comidas típicas. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. Com entrada gratuita, o evento é indicado para todas as idades.

 

No Distrito Federal, as Folias existem desde antes da construção de Brasília e, cidades como Planaltina, Brazlândia, Gama e São Sebastião, continuam mantendo o legado histórico, guardando os saberes transmitidos pelos guias e embaixadores aos foliões mais novos.

 

Grupos de Folias de Reis convidados

 

Folia de Reis Minas Brasília (Gama/DF), Folia Irmãos Vieira (Novo Gama/DF), Folia de Reis Menino Jesus (Brazlândia/DF), Folia de Reis Unidos na Fé (Planaltina/DF), Folia de Reis Tradicional de Formosa (GO), Folia de Reis João Timotéo (Ceilândia/DF), Folia de Reis Devoto dos Magos (Unai/MG), Folia de Reis do Lago Oeste (DF), Folia de Reis do Pedregal (Pedregal/GO), Folia de Reis de Niquelândia (GO), Folia de Reis Saudade do Interior (São Sebastião/DF), Folia de Reis Feminina de Vazante (MG), Folia de Reis dos Salvinos (Vazante/MG), Folia de Reis Estrela do Oriente (Coromandel/MG), Folia de Reis Ponto Chic (Patos de Minas/MG), Folia de Reis Feminina Rainha da Paz (Patos de Minas/MG), Folia de Reis de São Francisco (MG), Folia de Reis de Tocantins (TO), Reizado de Baianópolis (BA) e Folia de Reis Estrela de Cristal (Cristalina/GO).

 

Artistas convidados

 

Di Paullo e Paulino (MG), Zé Mulato e Cassiano (DF), Leyde e Laura (SP), Irmãs Freitas (GO), André e Andrade (GO) e mais 14 violeiros locais.

O Lançamento do Encontro – Dia 01 de dezembro, sábado, o Foyer da Sala Villa Lobos receberá o evento que marca o lançamento do Encontro de Folia de Reis do DF – Edição 2018, que neste ano completa 18 anos de história. O Encontro, que já faz parte do calendário oficial da capital, dá destaque às Folias de Reis, tradicional manifestação cultural popular. O público poderá assisitir a apresentações dos grupos de Folias Menino Jesus, de Brazlândia, e Irmãos Vieira, do Gama, o violeiro Volmi Batista, e a violeira Karen Parreira, além de espetáculo de teatro de bonecos Sem Fronteiras e da exposição fotográfica Memória, Tradição e Devoção, que retrata o histórico dos encontros realizados anualmente desde 2001. Será servida uma ‘janta caipira’.

 

Serviço

 

Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal 2018

Quando: De 06 a 09 de dezembro de 2018

Onde: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

Classificação livre e entrada franca.

Facebook: www.facebook.com/encontrodefoliadereisdf