10/05/16 às 14h21 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Filmes do Distrito Federal vão a Cannes

Cinco produções apoiadas pelo FAC vão representar Brasília no festival

Seis filmes, entre documentário e ficção, produzidos em Brasília participam, a partir desta quarta (11/5), do Short Film Corner, um braço do Festival de Cinema de Cannes voltado para negócios, contatos e oficinas. Dessas produções, cinco receberam apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

São elas:

Levino, documentário de David Alves Mattos e Gui Campos, sobre a vida do maestro Levino de Alcântara, fundador da Escola de Música de Brasília, foi beneficiado com verba para produção no valor de R$ 118.700,15.

Em Defesa da Família, de Daniella Cronemberger, que narra o dia a dia de duas mães criando seus filhos enfrentando a opressão homofóbica brasileira, recebeu R$ 11.405,76 para um beneficiário dentro do programa de diárias e passagens. O documentário estreou em sessão especial no Cine Brasília no início do ano.

Das Raízes às Pontas, filme de Flora Egécia também exibido em caráter especial no Cine Brasília, faz uma reflexão sobre identidade negra e racismo. Foi produzido com o apoio de R$ 40 mil FAC.

Rosinha, dirigido por Gui Campos, que narra as relações afetivas na terceira idade, recebeu R$ 118.505,31 de fomento mais diárias e passagens para três pessoas em Cannes no valor de R$ 35 mil, por meio do Fundo de Apoio à Cultura.

bartleby

Bartleby, obra ficcional de Rafael Lobo ganhadora do Curta Ourinhos, foi beneficiado com financiamento pelo FAC no valor de R$ 116.386,50. O filme adapta o conto homônimo de Herman Melville.

Trespasser, de Caio Cortonesi, que dialoga com intimidade e realidade virtual, é o único representante de Brasília em Cannes que não recebeu nenhum financiamento do FAC.

Para participar do Short Film Corner, os filmes devem obedecer a critérios específicos, como duração (até 35 minutos), ineditismo (o trabalho não pode ter sido exibido na internet) e um padrão mínimo de qualidade nos quesitos de fotografia, montagem e narrativa.