Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/01/14 às 17h02 - Atualizado em 13/11/18 às 14h45

Fiart traz mostras que reúnem arte e tecnologia

COMPARTILHAR

Evento patrocinado pelo FAC também reúne degustação de jogos

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) inicia nesta quinta-feira (16) o 1º Festival Internacional de Arte e Tecnologia: Reengenharia dos Sentidos (Fiart). O evento, que vai até o dia 19, traz obras que flertam com novas estéticas a partir da remixagem de diferentes linguagens artísticas e processos técnico-científicos. O evento tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Serão quatro dias que trarão também mostra de games, simpósios, oficinas, atividades formativas, apresentações artísticas de teatro, música e performance. O Fiart é um painel da produção contemporânea, que leva em consideração as novas pesquisas, os aplicativos e os softwares, que auxiliam em todo processo criativo voltado para linguagens artísticas.

O Fiart é uma iniciativa pioneira que surge a partir de uma parceria firmada entre o II Simpósio de Arte e Tecnologia e do 12° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: Prospectiva Poética (#12.ART). A exposição Reengenharia dos Sentidos, que integra o festival, também é parte de uma tese de doutorado da Universidade de Brasília (UnB).

“Foi uma parceria de sucesso entre os produtores culturais e os acadêmicos de tecnologia. Por isso vamos unir os estudos da área com o entretenimento. Vamos unir produções do Distrito Federal, nacionais e internacionais em jogos digitais e sistemas interativos”, explica a curadora da exposição Camila Hamdan.

O evento traz também um workshop para criação de experimentos que utilizam o corpo como interface para a reprodução de sons, imagens e vídeos. Dividido em dois dias, o workshop vai desde a introdução das técnicas e ferramentas comumente utilizadas no body mapping e nas interfaces corporais, até a criação de pequenos projetos.

No último dia do evento, estão programadas as atividades mais lúdicas, como um concurso de cosplay e uma festa de encerramento chamada Game Over. Haverá ainda exposição e degustação de jogos, além de mesas redondas sobre políticas públicas, mercado de games, gamificação da arte e reengenharia dos sentidos.

Serviço

Evento: FIART
Local: Centro Cultural Banco do Brasil 
SCES Trecho 2, Conjunto 22 – Asa Sul
Brasília – Distrito Federal
Data:16 a 19 de janeiro
Hora:De 9hs às 21hs