Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/11/19 às 18h55 - Atualizado em 23/11/19 às 10h04

Festivalzinho – Mostra de curtas infantis é exibido para estudantes durante o FBCB

COMPARTILHAR

Dentro da programação da 52ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), acontece o “Festivalzinho”. Com data marcada para os próximos 27 e 28 e 29 de novembro, a ação paralela da mostra competitiva conta com a exibição gratuita de curtas-metragens destinados aos estudantes de 8 a 12 anos da rede pública de ensino do Distrito Federal.

 

Esta é mais uma das ações voltadas para a acessibilidade e democratização do acesso ao cinema e formação de plateia dentro da programação do FBCB. A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Estado de Educação, que faz o cadastro dos alunos que acompanham as sessões.

 

Com programação fixa nos dias do FBCB, a 16ª edição do Festivalzinho tem entre as novidades a descentralização das sessões durante a semana do evento. A mostra será realizada em três espaços públicos do Distrito Federal: Cine Brasília, Complexo Cultural de Planaltina e Instituto Federal de Brasília do Recanto das Emas.

 

Os curtas-metragens selecionados são animações lúdicas, que abordam de modo sutil as questões sociais vividas por crianças, envolvendo direitos e deveres, igualdade social, democracia, cidadania, combate ao bullying e respeito à diversidade em todos os sentidos, promovendo a identificação da criança brasileira com as produções cinematográficas do país. As animações também destacam a diversidade cultural das regiões brasileiras, com o recorte na riqueza dos costumes de cada estado do Brasil.

 

De acordo com a coordenadora do Festivalzinho da Seceretaria de Cultura e Economia Criativa Ilane Nogueira, a iniciativa promove a acessibilidade e contribui para a formação da opinião dos jovens. Ela destaca que os temas abordados durante a mostra sensibilizam o público infantil, mostrando uma realidade semelhante e incentivando a busca por um futuro por meio do exercício da cidadania. “O Festivalzinho foi pensado justamente para trabalhar a perspectiva lúdica das crianças e principalmente desenvolver o interesse do público infantil relacionado à sétima arte”, explica.

 

Ilane também ressalta a questão da descentralização do Festivalzinho, o que denota uma preocupação maior com inclusão e acessibilidade dos estudantes da zona rural e urbana das RAS mais distantes. “A descentralização tem por missão incluir a participação de todas as crianças do Distrito Federal, alcançando as localidades mais distantes”, conta.

 

52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

A 52ª edição será realizada de 22 de novembro a 1º dezembro. Com um novo conceito e o tema “afirmação do cinema nacional”, o Festival pretende ser um ambiente de negócios, profissionalização e qualificação do setor.

Leia também...