Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/12/14 às 19h25 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Festival traz mais de cem curtas para o Cine Brasília

COMPARTILHAR


Evento acontece de 18 a 21 de dezembro


A terceira edição do Festival Curta Brasília, que traz para o público da capital mais de cem curtas-metragens, acontece de 18 a 21 de dezembro no Cine Brasília. O evento tem como objetivo difundir, dar visibilidade e criar público para a produção curta-metragista nacional e internacional. O 3º Curta Brasília é uma realização da Sétima Produções Culturais e patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e pela operadora Vivo.

A realização de curtas-metragens é uma das primeiras etapas na trajetória de qualquer cineasta. É na produção desses filmes que diretores e equipe aprendem o ofício da sétima arte. Mais do que um exercício de profissão, o curta-metragem é um formato com desafios e características próprias, apreciado justamente por isso. Além da exibição de filmes, a programação conta com debates e oficinas. Na noite de abertura será exibido o documentário inédito “A louca história de Andrade Junior”, de Érico Cazarré.

O 3º Curta Brasília tem duas mostras competitivas, uma de videoclipes e outra com curtas brasileiros. Serão distribuídos mais de R$ 15 mil em prêmios. A comissão de seleção de curtas foi composta por Cid Nader (jornalista, crítico e criador do site Cinequanon), João Paulo Procópio (diretor, roteirista e produtor) e Caio Dornelas (realizador audiovisual). O DJ e produtor Rodrigo Barata e o diretor Rafael Kent escolheram os videoclipes.

A programação paralela é formada por sete mostras: Calanguinho, Um dia a gente (se) encontra, À Francesa, Prêmio Alemão de Curtas, Provocações e as mostras em homenagem Visceral: o cinema de Cláudio Assis e Onipresença: o cinema de Andrade Junior.

Em 2014, o festival amplia seu alcance com dois projetos itinerantes, o Cinesolar e o Curta Circuito de Cineclubes. O Cinesolar é um cineclube sobre rodas abastecido pela energia do Sol. Pela primeira vez em Brasília, ele vai passar por regiões do DF para promover exibições de filmes e uma oficina de cinema e sustentabilidade para crianças. O Curta Circuito fornece uma programação com 28 curtas para exibição em cineclubes do Distrito Federal.

Os interessados em aprender a escrever sobre cinema podem participar da Oficina de Crítica Cinematográfica, com aulas teóricas e práticas realizadas ao longo do festival. Os debates Café com ressaca e Uma cerveja antes do almoço são bate-papos entre profissionais do audiovisual e o público.

A terceira edição do DVD Curta Brasília, com seis premiados curtas-metragens, será lançada dentro do evento, em 20 de novembro, com a presença dos diretores dos filmes.
Durante o período de ocupação, o Cine Brasília ganha a cara do Curta Brasília, com decoração especial e área de alimentação com presença dos melhores food trucks da cidade e discotecagem com os DJs da Criolina e Urukombi.

O pré-lançamento do 3º Curta Brasília foi marcado pela oficina de animação “From inner character to outer design”, ministrada pelo alemão Moritz Mayerhofer e pela brasileira Yara Castanheira.