11/05/17 às 13h57 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Festival europeu enfoca mulheres no cinema

Cine Brasília exibe gratuitamente 17 filmes de 17 países de 11 a 21 de maio

Grande destaque da semana na programação do Cine Brasília, o Festival do Cinema Europeu apresentará 17 filmes de 17 países de 11 a 21 de maio, com o tema As Mulheres em Cena. A abertura do evento, no dia 11, exibirá Hannah Arendt, da diretora alemã Margarethe Von Trotta. A entrada para as sessões do festival é gratuita. O evento se insere nas atividades da Semana da Europa, da UNIC Brasil (https://www.semanadaeuropa.org/brasilia)

P R O G R A M A Ç Ã O

Quinta (11/5)

18h – Abertura com exibição de Hannah Arendt (Alemanha, 2012, drama, 100 min., classificação 12 anos), direção: Margarethe von Trotta

Sinopse: Biografia da filósofa Hannah Arendt (1906-1975), com destaque em sua observação e análise do processo de Adolf Eichmann em Jerusalém. Concentrado em um dinâmico retrato narrativo daexcepcional intelectual do século XX, o filme impressiona também pelos íntimos relatos do ambiente de imigração judaico-alemã da Nova York de inícios da década de 1960.

Sexta (12/5)

19h – O Menino na Ponte (Boy on the Bridge , Chipre, 2016, drama, 85 min., classificação 12 anos), direção: Petros Charalambous.

Sinopse: Socrates, doze anos passa os dias de verão em sua bicicleta pelas ruas, brincando com fogos de artifício caseiro e atormentando os moradores. Sua vida despreocupada chega ao fim abrupto quando descobre que a família de seu primo Marcos está sendo abusada por seu pai violento. Enfurecido, Sócrates decide colocar em prática suas habilidades de fazer fogos de artifício. O que começa como uma tentativa ingênua de dar uma lição em Hambo, leva Socrates ao centro de uma investigação de assassinato e a exposição de um segredo familiar.

21h – A Excêntrica Família de Antônia (Antonia, Reino dos Países Baixos, 1995, 102 min., classificação livre), Direção: Marleen Gorris

Sinopse: A história de uma encantadora geração de mulheres. Comandada por Antônia, a saga familiar atravessa três gerações, falando de força, de beleza e de escolhas que desafiam o tempo. Nesse universo conhecemos curiosos personagens, como o filósofo pessimista, a netinha superdotada, a filha lésbica, a avó louca, o padre herege, a amiga que adora procriar, a vizinha que sofre abusos sexuais e os muitos amigos que são acolhidos por sua generosidade.

Sábado (13/5)

19h – Belleville Baby (Suécia, 2013, drama, 75 min., classificação 15 anos), direção: Mia Engberg

Sinopse: Um amante do passado liga para uma diretora de cinema e diz a ela que passou vários anos na prisão. Ela se lembra da primavera quando eles se encontraram em Paris, dos tumultos, da Vespa e do gato que ele deu para ela. Ela também se lembra de que um dia ele desapareceu.

21h – Mamãe e outras Figuraças da Família (Anyám és más futóbolondok a családból, Hungria, 2015, drama, 108 min, classificação 12 anos), direção: Ibolya Fekete

Sinopse: A história de quatro gerações de mulheres no século XX. A protagonista, de 94 anos, se mudou 27 vezes, fugindo das vicissitudes da história que o país atravessou, entre elas, guerras mundiais, tratados de paz, revolução. Apesar das constantes mudanças, porém, a família é capaz de manter o bom humor, seguir forte e enfrentar qualquer desafio – o mundo muda, a família é para sempre.

Domingo (14/5)

19h – Nossa Estrangeira (Notre Etrangère, França, Burkina Faso, 2010, drama, 82 min., classificação livre), direção: Sarah Bouyain

Sinopse: Morando em Paris, Amy retorna a terra natal, Burkina Fasso, após a morte do pai. Procurando a mãe, da qual foi separada aos 8 anos, ela tem que entrar em uma cidade da qual não possui referências e conviver com a família que incomoda mais que reconforta. Paralelamente, a burquinense Mariam procura desesperadamente por sua filha em Paris. Realizando serviços de limpeza, ela conhece Esther. Dessa maneira, as duas solitárias mulheres trocam experiências e aprendem a se apreciarem. ENTRADA FRANCA.

21h – O Caminho de Halima (Halimin put, Croácia, 2012, drama, 93 min., classificação livre), direção: Arsen Anton Ostoji?.

Sinopse: A história de uma corajosa e forte mulher muçulmana, Halima, que tenta, sem sucesso, encontrar os restos mortais de seu filho, morto na Guerra da Bósnia e enterrado em uma das muitas sepulturas coletivas. Ela percebe que precisa rastrear através da sobrinha de quem já não possuía contato, mas que carrega uma misteriosa conexão com seu filho.

Quarta (17/5)

19h – Tigres na cidade (Tigre v meste, Eslováquia, 2012, comedia dramática, 100min, classificação 16 anos), direção: Juraj Krasnohorský.

Sinopse: Filmado em Bratislava, o filme retrata aqueles que estão na faixa dos 30 e começam a ver a vida de forma séria. Nesta história, “comédia indie” e romance policial se misturam enquanto os protagonistas tentam encontrar felicidade. Um dos personagens (mulher em corpo de homem) procura o amor em todos os lugares errados e com a mulher errada. Para piorar a situação, também é alegremente inconsciente que ele está sendo perseguido por um implacável assassino contratado, que é o marido da mulher que deseja.

21h – Marie Krøyer (Dinamarca, 2012, romance, 103 min., classificação livre), direção: Bille August.

Sinopse: Marie Krøyer, casada com o famoso pintor dinamarquês P.S. Krøyer. No auge do casamento, com vida fácil e status social elevado, a doença mental de Krøyer fica cada vez mais grave, e os sonhos de Marie começam a desmoronar, dando lugar a frustração e tristeza. Frustração por ter de se dividir entre tantos papéis; e tristeza por ver seu amado marido caindo lentamente na loucura. Para ter um pouco de paz e recuperar as forças, Marie e a filha saem de férias, e lá Marie conhece e cai de amores pelo compositor sueco, Hugo Alfvén.

Quinta (18/5)

19h – O Primeiro Cargo

21h – Pavee Lackeen – A Cigana

Sexta (19/5)