Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/11/19 às 18h55 - Atualizado em 6/11/19 às 20h16

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro anuncia selecionados para mostras competitivas e paralelas

COMPARTILHAR

Na manhã de hoje (06), a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) e o Instituto Alvorada Brasil receberam jornalistas no Espaço Cultural Renato Russo para uma entrevista coletiva. No encontro foram anunciados os selecionados que concorrerão nas mostras competitivas e paralelas, bem como o júri para a o 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que será realizado entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro de 2019.

 

O secretário de Cultura e Economia Criativa Adão Cândido destacou o árduo trabalho da curadoria para selecionar, entre os 701 filmes habilitados (512 curtas e 189 longas), os 81 que concorrerão nas mostras competitivas e paralelas. Ele também apontou novidades para a edição deste ano, que incluem a venda de ingressos online e o pagamento de premiação aos filmes vencedores.

 

Cândido também apontou o enorme esforço do Governo do Distrito Federal para realização do 52º FBCB, que culminou num trabalho conjunto entre as secretarias para viabilizar financeira e tecnicamente o festival, que é patrimônio cultural da capital. Ele disse que foram investidos mais de R$ 3 milhões no Festival, que também conta com importantes parceiros. “O BRB entendeu a importância e relevância do evento para a cidade e para o país, e abraçou essa causa desde o início, assumindo a Mostra Brasília e fazendo outros aportes como patrocinador”, disse.

 

Também foi apresentado o júri, composto por 12 profissionais renomados do país que julgarão os sete longas e 14 curtas selecionados. Entre os avaliadores dos longas estão Cacá Diegues, que presidirá o júri, Bianca Bianca De Felippes, Artur Xexéo, Carmen Luz, Jimi Figueiredo, Pablo Villaça e Bruna Linzmeyer. Já o júri de curtas é composto por Lorenna Montenegro, Takumã Kuikuro, Carlos del Pino e André Dib.

 

A curadoria também revelou quem será a personalidade homenageada nesta edição do festival: o ator e diretor Stepan Nercessian. Com 49 anos de carreira, acumula inúmeros trabalhos, marcou presença em várias novelas e mais de 40 filmes no cinema, além de participações no teatro.As homenagens continuam nos filmes de abertura e encerramento, na sessão Hors-Concours, nas Sessões Especiais, na Medalha Paulo Emílio Salles Gomes e no Prêmio da Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV).

 

A descentralização do Festival de Cinema também foi apresentada. Adão Cândido garantiu que haverá programação para a exibição dos filmes em cidades satélites, com prioridade para receber parte do festival dentro dos equipamentos culturais existentes nas Regiões Administrativas, como os complexos culturais de Planaltina e Samambaia.

 

Em seu terceiro ano, o Ambiente de Mercado ganhará ainda mais peso na 52ª edição do FBCB. Incrementadas, as atividades que acontecem de 25 a 27 de novembro no Espaço Cultural Renato Russo contarão com 23 players, sendo que 11 participam pela primeira vez do evento da capital: Telecine, Discovery Kids, Coração da Selva, FIGa Films (EUA), Paris Filmes, Amazon, Paris Entretenimento, RT Features, Boutique Filmes, Academia de Filmes e Sesame Workshop (Vila Sésamo).

 

De acordo com a subsecretária de Economia Criativa Érica Lewis, este ambiente oferecerá atividades como mesas de debates, workshops e pitchings, envolvendo as novas estratégias governamentais para o setor audiovisual. “É estratégico termos um ambiente de mercado dentro da programação oficial do FBCB. É a oportunidade que temos de fazer rede, aproximar e fazer contados com os produtores. Nos esforçamos em trazer referências nacionais e internacionais, para que esse evento funcione e seja parte das gerações de negócios”.

 

Confira os filmes selecionados para cada mostra aqui – link do site do FBCB.