Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/09/16 às 16h39 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Festival de Brasília anuncia programação oficial

COMPARTILHAR

Novidade para este ano será a criação de medalha em memória de Paulo Emílio

O secretário de Cultura, Guilherme Reis, anunciou na manhã desta segunda (5), a programação oficial do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. “Estamos dando ao Festival a potência que ele merece, queremos que ele volte a ser a maior vitrine das produções brasileiras. E podemos ver que estamos no caminho certo”, disse. O secretário lembrou ainda que ao passo que o festival aumenta o número de produções na mostra competitiva de longa-metragem (de seis para nove), o incentivo de governo à produção audiovisual também cresce. “Hoje o FAC é o maior fundo de fomento direto do país. Acabamos de soltar o resultado preliminar do audiovisual com quase R$ 22 milhões para 71 projetos em 16 linhas de apoio”, comemora.

Nesta edilção, uma das novidades será a cessão da Medalha Paulo Emílio Salles Gomes, batizada por ocasião do centenário de nascimento do crítico, pesquisador e fundador do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, quando ainda chamava-se Semana do Cinema Brasileiro, em 1965. “Essa medalha vai reconhecer uma figura ilustre que contribuiu com o cinema nas áreas de formação e pesquisa. Neste ano, quem recebe a primeira é o Jean-Claude Bernadet, crítico, professor, roteirista e hoje um grande ator”, acrescenta Reis.

À mesa, com o secretário, estavam o coordenador de Audiovisual, Sérgio Fidalgo; e a equipe curatorial, formada pelo cineasta e crítico Eduardo Valente, a professora, pesquisadora e realizadora Tânia Montoro; e o programador do Cine Brasília, Sergio Moriconi. Juntos eles criaram uma programação para que os cinéfilos possam “morar no Cine Brasília”, como brincou Tânia. “A ideia é que a qualquer hora que você chegar ao Cine Brasília você encontre algum filme brasileiro ou algum debate, de manhã até a meia-noite”, comentou Valente.

Além das mostras competitivas de curtas, médias e longas-metragens, o festival terá mostras paralelas, exibições especiais, sessões infantis, oficinas e semináros. Confira a programação completa em www.festbrasilia.com.br.