19/09/17 às 18h17 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Festival de Brasília abriga oficina do Conexão Cultura

Oficina de Picthing ocorre dentro do 1º Ambiente de Mercado da 50ª edição do evento cinematoráfico

Começou hoje, terça-feira (19), a Oficina de Picthing, uma parceria natural entre o Programa Conexão Cultura DF e o 1º Ambiente de Mercado do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, ambas políticas estruturadas pela Subsecretaria de Políticas de Desenovlvimento e Promoção Cultural, da Secretaria de Cultura. A oficina é um processo formativo de 30 horas para os selecionados no Edital #Negócios do Conexão Cultura DF e os selecionados do Pitching Premiado do festival.

As oficinas, ministradas por Alice Lanari e André Leão, profissionais com larga experiência no setor audiovisual, vão trabalhar o desenvolvimento de técnicas orais para apresentação dos projetos audiovisuais, por meio da utilização de formas adequadas e efetivas de um pitch. A cultura do pitching, amplamente abordada nos EUA, ainda é recente no Brasil. Nessa perspectiva, foi elaborado um material específico para a oficina contendo textos e infográficos sobre o tema.

Participam da oficina cerca de 20 representantes de projetos de audiovisual do Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Para Daniela Diniz, assessora especial da Secretaria de Cultura e coordenadora do programa Conexão Cultura DF, esta participação no Ambiente de Mercado surge em um momento importante. “Trata-se de uma grande oportunidade para que os selecionados do Conexão promovam intercâmbio com realizadores, produtores e agentes do setor de outros estados, identificando potenciais, aprimorando ações que envolvam a distribuição e a circulação dos projetos e ampliando as estratégias de negócios”, pontuou.

O Conexão Cultura DF promove a participação de produtores e agentes culturais locais em feiras e mercados estratégicos, nacionais e internacionais. Na área do audiovisual, a secretaria selecionou por meio de edital de chamamento público realizadores e produtores para alguns dos principais eventos do setor:

MIPCOM (França): Ana Arruda, Mauro Giuntini, Rojer Madruga

Berlinale (Alemanha): David Alves de Souza e Santiago Dellape

Ventana Sur (Argentina): Guilherme Campos Costa.

A oficina de Picthing, é um pre-requisito para participação dos selecionados no Conexão Cultura nesses eventos. A atividade integra o 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, realizado pela Secretaria de Cultura do DF, e vai até o dia 21 de setembro no Hotel Meliá.