26/06/12 às 14h39 - Atualizado em 13/11/18 às 14h37

Festa de Aniversário de Seu Estrelo

Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro completa 8 anos, comemora no dia 30/06 as 20h,com a estreia de sua nova RODA em sua sede na quadra 813 sul ao lado da Embaixada da China, e convida Karynna Spinelli para encerrar o festejo.

Em montagem desde janeiro, o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro estreia no dia do aniversário a sua nova Roda. Mais uma vez o grupo traz o Calango Voador e a saga dos personagens do cerrado. A Terceira Roda ou o Alado, a Tristeza e o Espantoso Rio que Bebe Nuvens e Mija Mar é o resultado de seu teatro terreiro, feito em seu quintal, com os ensinamentos de seus mestres e a fúria criativa da cultura popular.

Teatro de Terreiro

A Roda de Seu Estrelo que conta o mito do Calango Voador é mais um espetáculo que compõe o Teatro de Terreiro brasileiro. Expressão esta criada por Mestre Salustiano para descrever a arte, o teatro feito, praticado e renovado dentro dos terreiros e casas de mestres populares, que com suas inovações, técnicas, conceitos e inspirações mantiveram vivos o teatro popular. Mestres populares brasileiros que por seus gênios criativos, comparamos e os colocamos no mesmo patamar dos maiores gênios do teatro mundial.

Um teatro criado da mestiçagem, da mistura que começa e tem seu ponto de partida aqui no Brasil. Feito por um novo povo, que já não era mais europeu, nem africano, nem indígena. Verdadeiros NINGUÉNS (denominação dada por Darcy Ribeiro a esta gente), resultado do intercruzamento de antiguíssimas heranças culturais ibero-negra-indigena, mas nascidos com a necessidade de criar novas e próprias raízes. Por isso um novo povo carregado de uma profunda fúria criativa gerada pelo sofrimento das adversidades vividas e pelo encontro da mais completa diversidade.

Oito anos de uma futura tradição

No decorrer destes anos o grupo Seu Estrelo muito realizou na cidade. Criou festivais gratuitos e anuais em Brasília como Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro, o São Batuque, o Festival Brasília de Cultura Popular. Este último, premiado pelo Ministério da cultura como importante festejo da capital do país.

Em 2012, o grupo foi tema da Escola de Samba Unidos do Varjão, campeã da categoria de acesso. O envolvimento da comunidade com o Mito do Calango Voador brincando pelo grupo foi tão grande e especial que o Calango Voador virou o símbolo da Escola.

O grupo também fez de sua casa uma escola com oficinas de dança, percussão e confecção de bonecos e figurinos, bordado. Nela, marcou também um calendário festejos que celebram a abertura do ano, o aniversário do calango e o próprio aniversário do grupo. Nestas festas já passaram artistas de todos os cantos do país trazendo e levando as riquezas da cultura popular brasileira.

Os tradicionais e as novas revelações

O grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro por sua moderna tradição sempre traz em seus festejos grupos de nosso cultura popular brasileira ou novas revelações ligadas a nossa tradição. Neste aniversário, com apoio do FAC/Secretaria de Cultura do DF, o grupo traz como convidada Karynna Spinelli, sambista e destaque no cenário pernambucano.

A cantora vem pela primeira vez a Brasília para mostrar seu primeiro álbum Morro de Samba resultado de seu contato com a música de terreiro e de rodas no Morro da Conceição, com o Grupo Afro Raízes de Quilombo, o trabalho é dedicado com afinco ao samba de raiz e a todos os ritmos que permeiam esses ares.

{gallery}galerias/aniversario_seu_estrelo{/gallery}