Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/04/14 às 23h07 - Atualizado em 13/11/18 às 14h45

Feriado movimenta Bienal do Livro

COMPARTILHAR


Espaço lotou na data que se celebra o dia do livro infantil

A sexta-feira (18) foi mais um dia de atividades intensas na estrutura montada para a II Bienal Brasil do Livro e da Leitura na Esplanada dos Ministérios. O movimento foi grande. A programação começou às 10h e encerrou com show do Quarteto em CY, no Museu Nacional da República.

Exposições, espetáculos, contação de histórias e debates movimentaram os auditórios. A pequena Bianca Kethlyn, de 8 anos, aproveitou o feriado e veio com a família. “Está muito legal. Gosto de ler e comprei vários livrinhos”, contou. Kaio Borges, de 9 anos, também saiu do evento entusiasmado. “Vim com a minha escola e agora com meus pais. Comprei dois livros que quero muito ler”, disse.

Um dos seminários mais disputados, “A tradição e atualidade da literatura de língua portuguesa”, contou com as participações do escritor moçambicano Mia Couto e do português Gonçalo Tavares. Na ocasião, Mia falou sobre a influência do pai, poeta, na sua literatura. “Com meu pai descobri beleza nas coisas do chão. Manoel de Barros também faz isso, encontra algo grande nas coisas pequenas”, disse. O autor ainda falou sobre autores brasileiros como Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto.

Ziraldo também foi um dos destaques e falou sobre sua produção artística e vida. Quando questionado sobre qual de seus livros gosta mais, o escritor respondeu: “É a mesma coisa que perguntar para uma mãe qual filho ela ama mais. Mas claro, o Menino Maluquinho foi o que mais me deu alegria”, respondeu.

Com o tema “Cidades rebeldes: o povo nas praças e a crise dos modelos de representação política”, o seminário Krisis discutiu a realidade dos países emergentes. A mesa contou com a presença do filósofo e professor Vladimir Safatle; da urbanista Ermínia Maricato e do antropólogo estadunidense James Holston.

Confira a programação completa deste sábado (19)