31/10/18 às 14h54 - Atualizado em 31/10/18 às 14h56

FAC bate recorde de inscritos

Os editais FAC Áreas Culturais e FAC Audiovisual, com inscrições encerradas em 29/10, segunda-feira, às 18h, tiveram recorde de proponentes. Foram 386 projetos no audiovisual e 983 no áreas culturais, ano passado os números foram de 350 e 963, respectivamente. O último dia (29/10), foi o mais movimentado, além do maior numero de inscritos foram respondidos mais de 200 e-mails, totalizando 550 atendimentos apenas na última semana. Vale ressaltar que a equipe do FAC prestou assistência também por telefone além de monitorar, durante todo o processo, a plataforma de inscrição “editais.cultura”. Nenhum problema de funcionamento foi detectado.
Este ano, a Secretaria de Cultural, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), disponibilizou cerca de R$ 52,2 milhões em projetos de diversos segmentos culturais. Além dos R$ 12,7 milhões do FAC Audiovisual e dos R$ 25 milhões do FAC Áreas Culturais, outros R$ 8,04 milhões foram destinados a projetos realizados por artistas locais em oito macrorregiões do DF, pelo FAC Regionalizado. Ainda esse ano, Pontos e Pontões de Cultura do DF receberam premiações no valor de R$ 600 mil, através dos Prêmios FAC Cultura Viva, e agentes culturais com relevante contribuição para o desenvolvimento artístico ou cultural do DF receberam R$ 1,3 milhões pelos Prêmios FAC Cultura e Cidadania. Finalizando os investimentos disponibilizados, o FAC Gravações investiu R$ 1 milhão para produções musicais e o edital Conexão Cultura destinou R$ 3,5 milhões em incentivos à promoção, difusão e circulação nacional e internacional da produção cultural do DF.
As próximas fases do editais são as etapas de mérito cultural previstas para acontecerem no mês de novembro, com divulgação dos resultados em dezembro de 2018. Situações excepcionais ou eventuais casos específicos podem ser tratados pelo e-mail da selecao.sufic@cultura.df.gov.br