Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/12/15 às 11h47 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Exposição promove acessibilidade cultural

COMPARTILHAR

Arte e Sensibilidade é composta por obras de renomados artistas com deficiência

No Distrito Federal, 22% da população, ou cerca de 574 mil pessoas, possuem algum tipo de deficiência. Pessoas que, muitas vezes, não conseguem acompanhar uma peça teatral ou uma mostra fotográfica por conta da ausência de modalidades de Acessibilidade. Pensando nesse público e a fim de promover artistas com deficiência, a Secretaria de Cultura realiza, em parceria com o Museu do Senado Federal; a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos; e a Coordenação de Promoção de Direitos de Pessoas com Deficiência, a exposição Arte e Sensibilidade – Celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A abertura será no dia 08 de dezembro, às 20h, no espaço Ivandro Cunha Lima do Museu do Senado Federal.

A exposição é composta por obras de seis artistas inclusivos de Brasília, que apresentarão pinturas, quadros táteis, fotografias, peças cerâmicas, documentários e lançarão um livro. A iniciativa compõe uma série de atividades que a Secretaria de Cultura realizou ao longo deste ano, a fim de promover a Acessibilidade entre os servidores da pasta e os gestores culturais das Administrações Regionais.

“É com grande alegria que a Secretaria de Cultura realiza esta exposição, reconhecendo a importância, o talento e o valor das obras apresentadas por estes artistas que representam a Arte e Cultura de Pessoas com Deficiência. É necessário promovermos a Acessibilidade a fim de universalizar de fato o acesso à cultura”, destaca a Subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Jaqueline Fernandes.

Realizada em meio às celebrações pelo Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado em 03 de dezembro, a exposição conta com diversos recursos de Acessibilidade para receber o público com deficiência de forma adequada. As escolas inclusivas do DF farão visitas guiadas pré-agendadas.

Confira o perfil dos artistas:

Dayana Sokem Dalloul – cineasta que lançará seu documentário e fotografias a respeito da vida de seu irmão Mohamed Dalloul, fotógrafo com Síndrome de Down.

Jéssica Paula Prego – jornalista e escritora que irá lançar documentário, fotografias e livro sobre sua viagem solitária a alguns países do Continente Africano.

Marta Ruffoni – arquiteta formada pela Universidade de Brasília (UnB) e Faculdade Dulcina de Moraes. Atualmente trabalha com artesanato em cerâmica de peças decorativas e utilitárias.

Lúcio Piantino – artista plástico reconhecido internacionalmente, que já expôs em países como Itália e Estados Unidos e vai exibir alguns de seus quadros.

Flávio Luis – Presidente da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais, pintor e escultor vai apresentar suas obras táteis (desenvolvidas para serem tocadas).

Luciano Cenárgigras – pintor autodidata exibirá seus quadros.

Serviço

Exposição Arte e Sensibilidade – Celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Onde: Museu do Senado Federal, Espaço Ivandro Cunha Lima

Quando: visitação de 8 a 18 de dezembro, das 10h às 17h.

Recursos de acessibilidade: guias, intérprete de LIBRAS, impressões em Braille e letra ampliada.