Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/03/11 às 13h13 - Atualizado em 13/11/18 às 14h36

Exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras recebe obras do MAB e do Museu Nacional

COMPARTILHAR

Será aberta nesta quarta-feira (23), à 19 h, no Palácio do Planalto, a exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras, pela Presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em comemoração ao mês da mulher. A exposição tem curadoria da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e estará aberta ao público a partir de 24 de março.

Entre os colaboradores do evento estão o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República e o Museu de Arte de Brasília (MAB) que emprestou para a mostra dezoito obras de artistas como: Beatriz Milhazes, Anna Bella Geiger, Ana Maria Pacheco, Ana Maria Tavares, Yolanda Mohaly, Leda Catunda, Norma Grimberg, Marianitta Luzzati, Regina Silveira, Solange Escosteguy, Enrica Bernadelli, Lygia Pape, Rosangela Rennó, Shirley Paes Leme, entre outras.

A Exposição, que reune cerca de 80 obras de grandes artistas brasileiras, tem entre seus destaques, dois trabalhos de Tarsila do Amaral: Auto-retrato ou Le manteau rouge e Abaporu. Esta última integra a coleção permanente do Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (Malba) e foi cedido especialmente para a exposição por seu proprietário, o colecionador argentino Eduardo Constantini.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) reuniu dezoito, das 80 obras que integram a exposição, de autoria das artistas Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Georgina de Albuquerque, Djanira, Fayga Ostrower e Lygia Pape, entre outras. As obras cedidas fazem parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), Museus Castro Maya e Museu da República.

Publicada em 2011