Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/04/18 às 0h45 - Atualizado em 13/11/18 às 15h31

Escala Brasília encanta crianças e adultos com projeção da Maquete

COMPARTILHAR

 

 

 

 

Visitação segue até o dia 6 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 18h, com entrada franca

 

Um dos pontos turísticos mais representativos da cidade foi palco na noite desta sexta-feira (27) de mais um grande evento em comemoração ao 58º Aniversário de Brasília. O lançamento do Projeto Escala Brasília Maquete 4D, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), levou mais de 200 pessoas ao Espaço Lúcio Costa, na Praça dos Três Poderes. Além de conhecer a interessante projeção mapeada, o público pôde curtir o som vibrante de músicos e DJs da cidade.

 

A exposição interativa permite que cada visitante tenha a sua própria experiência a partir de terminais localizados ao redor da maquete. Todas as informações contidas nas telas são referenciadas sobre a maquete física existente, mediante uma projeção mapeada de vídeo. Assim, é possível conhecer mais sobre a arquitetura, os monumentos turísticos, a natureza exuberante, fatos e personagens históricos da cidade. “Essa é primeira vez que o Projeto Poderes da Arte, que já está na sua 18a edição, vem para o Espaço Lucio Costa. A Maquete 4D é imperdível, uma verdadeira obra de arte que encanta e emociona”, definiu Jussara de Almeida Menezes, diretora do Centro Cultural Três Poderes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A diversão é garantida para todas as idades. O servidor público Tarcício Prado, 48 anos, veio acompanhado da esposa, da filha de adolescente e do filho de 5 anos. “Esse espaço é maravilhoso. Meu filho apesar de ser novinho se interessa muito por questões arquitetônicas. Ele curtiu tentar identificar os pontos mais relevantes para nós na cidade, como a região onde fica nossa casa, o Eixão, a Ponte JK”, disse. “Eu gostei da maquete iluminada. Achei a minha casa velha. Só não a casa nova que ainda vou mudar”, complementou sorridente o pequeno Tarcício Filho, que herdou o nome do pai.  

 

 

A proposta é enaltecer o turismo cívico de Brasília e lançar o olhar para as possibilidades de se acolher os visitantes com conteúdos que tratam tanto da memória afetiva, quanto de saberes que perpassam a história, arquitetura, design e arte com o uso aplicado da tecnologia. “Achei muito bacana a inciativa. Eu só tinha vindo aqui quando criança num passeio da escola. É uma forma bem interessante de conhecer mais sobre a cidade. Parece até um Google Maps, mas ali ha hora, vendo de pertinho”, explicou o jornalista Pedro Ibarra, de 20 anos.

 

 

 

Na noite de abertura da Maquete 4D, o Museu Histórico de Brasília – que fica ao lado do Espaço Lucio Costa – também recebeu uma iluminação especial, com projeções de fotos da construção da cidade e desenhos que remetem a monumentos, ao traçado e às belezas naturais do cerrado. Para completar a noite festiva, shows musicais da Banda Tropicall e dos DJs Barata feat Samuel Mota, Beep Dee, Ramiro Galas e Gerson Deveras. “Eu acho maravilhosa essa ocupação dos espaços públicos de Brasília com arte e música”, elogiou a servidora pública Marília Queiroz, 31 anos, que mora em Salvador/BA e veio a capital federal esta semana para participar de uma capacitação.

 

 

 

 

     

 

 

 

 

Serviço:


Escala Brasília, Maquete 4D

De 28 de abril a 6 de maio
Todos os dias, das 9h às 18 horas

Local: Espaço Lúcio Costa – Centro Cultural Três Poderes (Praça dos Três Poderes)

Entrada franca
Classificação indicativa: livre

Informações: (61) 3325-6244 / 3323-3728 / 3326-7709
Realização: Entrequadra Novas Mídias.