24/09/20 às 13h08 - Atualizado em 3/12/20 às 14h55

Texto: Ascom/Secec. Fotos: Marina Gadelha. Edição: Sérgio Maggio

03/12/2020

14:23:07

O Espaço Lúcio Costa recebe nesta sexta-feira (04.12) a exposição “Brasília em Linhas”, composta por desenhos e pinturas do artista gráfico maranhense radicado na capital Jailson Belfort. Em função dos protocolos de segurança em relação a Covid-19, a visitação está restrita a 15 pessoas por vez no salão, de segunda a sexta, das 09h às 15h.

Desde o dia 18 de setembro, os museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) voltaram a funcionar gradualmente, seguindo rígidas prescrições definidas pela Portaria 179. Em todos, os visitantes precisam usar máscaras e sapatilhas descartáveis (quando o piso é acarpetado) e passam por medição de temperatura e higienização com álcool gel. “Fizemos um estudo meticuloso, criamos um protocolo específico, de forma que a segurança dos servidores e dos visitantes fossem preservadas”, conta o secretário Bartolomeu Rodrigues.

Conheça:

Portaria 179 – Reabertura dos museus

Museus da Secec passaram por cuidados de segurança e higiene antes da abertura

De forma gradual, museus reabrem com regras e retomam exposições de arte

Na reabertura dos museus, turistas e brasilienses visitam exposições cercados de cuidados

TRAÇOS MONUMENTAIS EM CANETAS ESFEROGRÁFICAS

Situado no centro político de Brasília, o Espaço Lucio Costa, que integra o Centro Cultural Três Poderes, recebe 60 desenhos e pinturas de Jailson. Feitos com canetas esferográficas, medindo 42 x 30 centímetros. Em cores vivas, as obras denotam um olhar de admiração para a capital brasileira no diálogo estético entre o céu e os monumentos da cidade.

“Brasília em Linhas” promete fazer visitantes refrescarem o olhar para as formas de monumentos da capital. As peças, produzidas com canetas esferográficas, criando retas e curvas a mão livre, revelam influência, em técnica e criatividade, do artista gráfico holandês M. C. Escher (1889-1972) e seus traços geométricos. “É um privilégio fazer uma exposição em homenagem aos 60 anos de Brasília com obras voltadas para os monumentos patrimoniais da nossa capital”, diz ele.

Sobre a utilização de canetas esferográficas no lugar de pincéis e tinta, Jailson diz que “o fato de a caneta ser um instrumento do dia a dia, usado para escrever, torna surpreendente que com ela a gente também possa fazer arte. Acho desafiador e prazeroso”.

Influência de Daniel Azulay

Lucas Nogueira/Divulgação

Jailson Belfort. Foto de Lucas Nogueira

Jailson começou a desenhar na infância, fã do apresentador de TV e ilustrador Daniel Azulay (1947-2020). Formado em design pela Universidade Federal do Maranhão, trabalhou com publicidade e propaganda, atuando como designer gráfico, ilustrador e diretor de arte, na criação de peças publicitárias, logos e identidade visual. Também tem experiência na área de criação, projeto gráfico e diagramação de revistas e jornais.

Simone Soares, doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB), assina o texto de apresentação da mostra, onde anota que “lugares e monumentos marcantes da Capital Federal são homenageados nesta mostra artística de abordagem criativa”. Sobre a viagem cromática, diz que “a cor viva representa o céu icônico da cidade. A neutra revela detalhes do monumento, num efeito que brinca com os elementos de luz, sombra, figura, fundo e ângulos”.

ESPAÇO LÚCIO COSTA

Escala Brasília – maquete

Assista ao Rolê Cultural no Centro Cultural Três Poderes:

Regras

Visitação: sexta a domingo, das 09h às 15h.

Lotação do salão: 15 pessoas. Completada a capacidade, será formada fila de espera.

Observação: obrigatórios o uso de máscara e propé no carpete. Será feita medição de temperatura e disponibilizado álcool em gel.

Telefone para dúvidas: (61) 98355-9870.

E-mail: cc3poderes@cultura.df.gov.br

“Brasília em Linhas”