Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/13 às 18h51 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Exposição Arte Popular do Haiti

COMPARTILHAR

Mais de mil objetos ficarão expostos até o próximo domingo, dia 19

Cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia de abertura da exposição Arte Popular do Haiti que ocorreu na noite de terça-feira, 14. O público vai conferir a mostra, que tem a curadoria de Malba Aguiar, até o dia 19 de maio, das 9h às 21h, no Mezanino do Foyer do Teatro Nacional. A entrada é franca.

“Arte Popular do Haiti oferece ao público de Brasília a oportunidade de fazer uma imersão em nosso universo cultural afro-caribenho e adquirir peças da criação artística de seus talentosos expositores”, afirmou o embaixador do Haiti no Brasil, Madsen Chérubin, durante a abertura do evento.

O ministro Nelson Antônio Oliveira, diretor do Departamento da América Central e Caribe do Ministério das Relações Exteriores do Brasil destacou a diversidade e riqueza da arte do povo haitiano em seu discurso. “Quem não conhece o Haiti vai ter uma pequena mostra de uma realidade maravilhosa que há no país”, destacou.

A cerimônia oficial foi encerrada com uma apresentação cultural da Companhia de Dança Jean Ledson Louis, do Haiti. Entre os convidados estiveram presentes autoridades governamentais e representantes diplomáticos.

Arte sustentável

Os 11 artesãos que participam da exposição apresentam ao público cerca de mil peças de artesanato trabalhadas a partir de materiais recicláveis e de produção sustentável. Fazem parte da mostra esculturas em madeira, metal, pedra e cerâmica, pintura em tecido de seda, bordados, bijouterias, joias e modelagens em folhas de tabaco/papel machê.

A realização da mostra é a primeira de uma série de atividades culturais promovidas pela Embaixada do Haiti no Brasil e conta com o patrocínio do Governo Federal e apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Artesãos que participam da Exposição Arte Popular do Haiti:

* Einstein Albert, escultora em madeira
* Julio Balan, escultura em metal
* Joëlle Boncy, pintura em tecido de seda
* Gabriela Charles Maskof, modelagem em cerâmica e materiais reciclados
* Phelicia Dell, bordados e aplicação em tecidos
* Daphnée Karen Floréal, bijouteria
* Serge Gay, escultura cerâmica
* Ronald Laratte, escultura em pedra
* Josiane C. Pailliere, bordado
* Gerry v. Romain, joalheria
* Jean-Paulo Sylvaince, modelagem em folhas de tabaco/papel machê

Serviço
Exposição Arte Popular do Haiti
Período: De 14 a 19 de maio de 2013
Horário de visitação: 9h às 21h
Local: Mezanino do Foyer do Teatro Nacional
Entrada: franca
Informações: 3428-6860 / 3248-1337 (Priscilla ou Natália)