Governo do Distrito Federal
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22/05/19 às 15h15 - Atualizado em 22/05/19 às 17h00

Estudantes da rede pública assistem documentário e debatem gravidez na adolescência

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Projeto Territórios Culturais, parceria de secretarias do GDF, promove educação nos equipamentos públicos

 

Mais de 300 jovens do ensino fundamental público do DF participaram hoje (22) no Cine Brasília de atividade educativa sobre gravidez na adolescência. Trata-se do evento semanal “Escola vai ao Cinema”, parte do Projeto Territórios Culturais, parceria entre Secretarias de Estado de Cultura e Economia Criativa, Educação e Saúde, que dá oportunidade a estudantes de aprender utilizando equipamentos culturais na capital.

 

Jovens da rede pública de diferentes regiões – Estrutural, Itapõa, Planaltina, Asas Sul e Norte – assistiram ao documentário “Meninas”, de Sandra Werneck (2006, Brasil, 71 minutos), que retrata o drama da gravidez na adolescência, fruto da combinação de desinformação, preconceitos e vulnerabilidade. Depois do filme, o público formado por adolescentes de 12 a 16 anos tirou dúvidas com duas servidoras da Saúde.

 

“A escola é o instrumento mais eficaz para educar os jovens para as questões sexuais, permitindo que façam escolhas mais corretas e retardem a entrada na vida sexual, sem alimentar tabus e obscurantismo”, ensina a psicóloga Fernanda Falcomer, gerente do Núcleo de Combate a Doenças Sexualmente Transmissíveis e Promoção da Saúde no DF.

 

“Projetos como este mostram que a escola tem um papel central no rompimento do círculo vicioso da gravidez precoce, em que filhas adolescentes de mulheres que engravidaram na adolescência acabem ficando grávidas também. Desmistificam também a entrada na sexualidade. A gravidez adolescente é cria da desinformação”, emenda Daniela Magalhães, enfermeira do Núcleo de Estudos, Prevenção e Atenção as Violência.

 

As profissionais enfatizam que os meninos e meninas que passam por esta situação sofrem com as gestações não planejadas. As meninas, além dos riscos de saúde para um corpo ainda despreparado para suportar a gravidez, têm de lidar com as consequências, que lhes tiram oportunidades e frequentemente produzem evasão escolar, e os meninos passam a ser atormentados por responsabilidades que não estão preparados para assumir.

 

Falcomer destaca que é imprescindível educar meninos e meninas. “A carga sobre meninas acaba sendo maior, mas ambos sofrem”, afirma. Ela diz ainda que o álcool, droga lícita, glamourizada pela publicidade, vira porta de entrada para outras drogas, que desembocam em sexo, inclusive sem consentimento da mulher. Daniela alerta para notificações crescentes no DF de casos de estupros, inclusive coletivos, em função da falta de debate e de esclarecimento que a escola é capaz de fazer.

 

Hoje à tarde, outra leva de estudantes de Ceilândia, Riacho Fundo e Santa Maria teria a oportunidade de experimentar a experiência de assistir ao filme e participar das discussões. O Projeto Territórios Culturais disponibiliza professores para atuar com a perspectiva da educação patrimonial em espaços como museus, Memorial dos Povos Indígenas, entre outros, como o Cine Brasília. Inclui também o Concerto Didático, quando a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro se apresenta para iniciar estudantes na música clássica. Em 2019, mais de 5 mil estudantes da rede pública devem se beneficiar da política pública do GDF.