Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/12/12 às 12h25 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Espetáculo de luzes atrai mais de 6 mil pessoas

COMPARTILHAR

Apresentação do inédito “Sobre Harmonia de Luz”, do artista italiano Valerio Festi, impressionou a plateia. Governador Agnelo Queiroz assistiu ao show, que teve a participação da Orquestra Sinfônica de Brasília


Sob os olhares atentos de mais de 6 mil pessoas, o espetáculo Sobre Harmonia de Luz exibiu um show de cores, dança, música e arte, na noite deste sábado (22). Encenada a céu aberto, em frente à Fonte Luminosa da Torre de TV, a apresentação criada pelo artista italiano Valerio Festi contou com a participação dos 65 músicos da Orquestra Sinfônica de Brasília.

Regidos pelo maestro Cláudio Cohen, clássicos como a Valsa das Flores, de Tchaikovsky, e a 5ª Sinfonia de Beethoven deram o tom das peças, que tiveram como cenário a obra Abraço de Luz – uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e a primeira-dama, Ilza Queiroz, assistiram ao espetáculo, que durou cerca de 45 minutos.

A ideia de trazer uma atração de nível internacional foi do próprio governador, que ficou encantado com o que viu. “Achei tudo maravilhoso! Essa apresentação tem tudo a ver com Brasília, que respira cultura. Vivemos em um verdadeiro museu, com várias obras de arte expostas”, destacou Agnelo Queiroz. “Nossa intenção é estimular as pessoas a passarem o Natal na cidade e celebrarem. Os próximos serão ainda melhores”, garantiu.

O projeto foi pensado para Brasília. O artista italiano imprimiu sua marca registrada, com harmonia entre luzes, figurinos e coreografias e contato com o público. “Sempre dou à plateia a possibilidade de imaginar e sentir. Foi uma honra criar o espetáculo para essa cidade fantástica, com uma orquestra extraordinária”, elogiou Valerio Festi (na foto acima, com o governador Agnelo Queiroz). O show ocorreu em apresentação única e não será levado para outros locais. “A festa não se repete”, enfatizou o criador.

O secretário de Cultura, Hamilton Pereira, lembrou que o objetivo do evento é melhorar a programação natalina e democratizar a arte. “Além de unir artistas internacionais e talentos locais, o espetáculo reafirma a vocação democrática da política de cultura desta gestão. Estamos trazendo a arte para espaços abertos, cumprindo, assim, nosso papel de levá-la à população”, avaliou.

Estiveram presentes no evento os secretários de Turismo, Luis Otávio Neves, e de Transparência e Controle, Carlos Higino, e a embaixatriz da Itália, Antonella La Francesca, entre outras autoridades.

Inesquecível – O sol ainda brilhava quando os primeiros espectadores começaram a ocupar a praça da Fonte Luminosa da Torre de TV. Ansioso para assistir ao inédito espetáculo Sobre Harmonia de Luz, o público aguardava a chegada da noite para que o show pudesse começar. Pouco depois das 20h, um dos artistas do grupo começou a recitar o texto, que antecedeu a entrada da primeira bailarina, suspensa por um balão.

As acrobacias aéreas arrancaram aplausos empolgados da plateia, que se emocionou com as 'bonecas humanas de 3m de altura (as chamadas Crinolinas) que abriram caminho na multidão. Entre uma peça e outra, a Orquestra Sinfônica de Brasília tocava músicas clássicas, que davam início a novas apresentações de dança e teatro. Sem saber de que lado viria a próxima atração, muitas pessoas se levantavam, curiosas.

No ápice do espetáculo, uma bailarina surgiu em uma espécie de taça com água, onde realizou movimentos como um peixe no aquário. Durante o show, a arquitetura de 160m de comprimento, 20m de altura e 65 mil lâmpadas, dedicada a Oscar Niemeyer, mudou de cor como um cenário. Ao final, as luzes se apagaram e deram lugar a um mosaico multicolorido. A programação foi encerrada com uma apresentação da cantora Célia Porto e banda.

Encenado por 20 artistas italianos e brasileiros, Sobre Harmonia de Luz foi criado especialmente para ser exibido em Brasília, no dia 22 de dezembro. Nos dias 24 e 25, às 20h, a estrutura luminosa será totalmente acesa e permanecerá assim até as 2h do dia 25. A programação não termina por aí: as luzes ficarão acesas entre 20h e meia-noite até 12 de janeiro, e as cantatas de Natal terão continuidade. O Abraço de Luz foi lançado no dia 15, com uma homenagem a Niemeyer.

Com informações da Agência Brasília