Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/08/20 às 0h00 - Atualizado em 19/08/20 às 10h14

Espaço Cultural Renato Russo faz chamamento para “Vitrine Virtual”

COMPARTILHAR

 

Texto: Ascom/Secec. Edição: Sérgio Maggio

 

O Espaço Cultural Renato Russo (ECRR), na 508 Sul, está com um chamamento virtual no Instagram, convidando artistas a divulgarem seus trabalhos nas redes sociais do equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). A ideia é fazer uma seleção de imagens e vídeos para divulgação de trabalhos adaptados a plataformas digitais nos canais do ECRR e da Secretaria.

Segundo o gerente do espaço, Renato Santos, a ideia de dar visibilidade às criações de artistas, impedidos de trabalhar na presença do público em virtude da pandemia do Covid-19, tem sido debatida entre os gestores de diversos espaços da Secec. O ECRR vai criar assim “uma vitrine virtual artística, mantendo a tradição da multilinguagem tão característica do espaço”, diz a postagem.

 

Exposição no ECRR (Zuleika de Souza)

 

Fotos e vídeos curtos das obras – artes visuais e cênicas, música, performance, literatura, poesia e outras possibilidades – devem ser enviados por e-mail e serão selecionados por servidores com experiência nessas artes até 20 de agosto. O material deve ter conteúdo autoral e formato compatível com a plataforma. Cada proponente pode enviar até dois trabalhos. Os detalhes estão na postagem do Instagram do espaço. O resultado será divulgado às 17h do dia 25, quando a equipe entrará em contato por e-mail com os selecionados para fechar o cronograma de apresentações.

ARTISTAS VISíVEIS
A fotógrafa Zuleika de Souza virou celebridade ao clicar, durante os trabalhos da Assembleia Constituinte de 1988, a performance de Ailton Krenak, no plenário da Câmara dos Deputados, denunciando o genocídio dos povos originários, pintando o rosto de preto com tinta de jenipapo enquanto discursava. Ela reuniu essa foto e outros trabalhos na exposição “W3 Divergentes Brasílias” no ECRR, entre dezembro de 2018 e março de 2019.

 

Foto em livro da autora (Zuleika de Souza)

 

“Acho superimportante essa iniciativa. Toda visibilidade que nós, artistas, conseguirmos para mostrar nosso trabalho e continuar atuando, reinventando-se, é válida”, avalia. Ela acredita que “esse é um momento que vai durar muito ainda”, aspecto que é reiterado por Renato Santos: “Muita gente está adaptando seu trabalho, queremos dar oportunidade de os mostrarem”, aponta o gestor.

Natural de Brasília, Zuleika de Souza fotografa profissionalmente desde 1982. Já trabalhou e colaborou para diversos veículos de comunicação, como “Correio Braziliense”, “Jornal do Brasil”, “Istoé”, “Veja”, “Claudia” e “Vogue”. Participou dos projetos “Alfabetização Solidária” e “100 Fotógrafos fotografam o Brasil” nos seus 500 anos. Em 2019, lançou em coautoria o livro “Fotos Poéticas”.


Vitrine Virtual Artística do Espaço Cultural Renato Russo

Confira as instruções no Instragram, do ECRR (clique aqui)

Inscrições até 20 de agosto

e-mail 508sul@cultura.df.gov.br

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
e-mail: comunicação@cultura.df.gov.br