Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/06/20 às 15h24 - Atualizado em 8/06/20 às 17h25

Escolha até o final desta segunda (8) o livro do encontro de julho do Clube de Leitura do Espaço Cultural Renato Russo

COMPARTILHAR

Seis livros dentro do tema “Escritoras Negras” dialogam com questões como racismo e violência de gênero

 

O público que segue os perfis sociais do Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), tem até o final desta segunda-feira (8) para escolher o livro do próximo encontro do Clube de Leitura da Biblioteca de Arte de Brasília Ethel de Oliveira Dornas, que funciona no local.

 

O tema do encontro do dia 1º de julho, às 19h, em plataforma digital, é “Escritoras negras”. O público poderá escolher entre seis opções (veja no final). O grupo de servidores da Secec que faz a mediação dos encontros segue a linha curatorial de abordar assuntos que dialoguem com a atualidade.

 

O encontro do próximo mês, ao abordar racismo e gênero, reflete questões que o Brasil têm sido levado a encarar nas conversas, não apenas por acontecimentos que fazem parte do dia a dia nacional, como discriminação racial, de classe (o recente caso Miguel) e feminicídio, como por eventos nos Estados Unidos a partir do assassinato há dias do negro George Floyd por policial branco.

 

No encontro passado do Clube de Leitura, lidar com um assunto presente a partir de abordagem literária teve sua primeira edição. O livro debatido, “A Peste” (1947), de Albert Camus, ao abordar uma epidemia na Argélia (África), permitiu ao público manifestar inquietações relacionadas à pandemia de coronavírus. “A literatura é capaz de retratar angústias que vivemos”, justifica a bibliotecária da Secec Marmenha Rosário, que ajuda a mediar os encontros literários.

 

Ela aposta no crescimento do número de participantes nos encontros do Clube de Leitura em razão do espaço de afetividade e escuta que a iniciativa encerra. O servidor Renato Santos, também curador e mediador nos encontros, acredita que “os números aumentem bastante para o segundo livro, uma vez que o tempo anterior de divulgação e leitura foi muito curto e tivemos problemas de conexão que serão resolvidos para reunião de julho”.

 

Para votar, é só deixar nos comentários do perfil do Instagram o número ou o título do livro. Lá também o público pode conferir as sinopses das obras, que estão disponíveis gratuitamente na rede. Só serão computados os conteúdos do feed até o final do dia hoje.

 

Confira as obras pré-indicadas:

Opção 1 – “Becos da memória”, Conceição Evaristo
Opção 2 – “O ódio que você semeia”, Angie Thomas
Opção 3 – “Úrsula”, Maria Firmina dos Reis
Opção 4 – “Amada”, Toni Morrison
Opção 5 – “Quarto de despejo”, Carolina Maria de Jesus
Opção 6 – “Hibisco Roxo”, Chimamanda Ngozi Adichie

 

Serviço
Clube de Leitura da Biblioteca de Arte de Brasília Ethel de Oliveira Dornas.
https://www.instagram.com/espacoculturalrenatorusso/

 

#agendacultural