Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/19 às 14h28 - Atualizado em 20/09/19 às 15h15

Escola Vai ao Cinema: Festival de Animação é exibido para turmas bilíngues da rede pública

COMPARTILHAR

Dando continuidade ao ano letivo, o Cine Brasília preparou uma programação cultural dedicada às turmas escolares de primeira infância. O projeto Escola Vai Ao Cinema (EVC), realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seedf), recebeu nesta quinta-feira (19) alunos da rede pública de ensino.

 

Os alunos que visitaram o cinema assistiram a filmes do “Festival Infantil de Animação”, promovido pela associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), parceira do projeto. A mostra, de classificação indicativa livre, dirigida e produzida por artistas brasileiros, contém curtas que retratam as fases da primeira infância, com o objetivo de despertar a empatia e contribuir com a formação pedagógica e humana dos estudantes.

 

Cerca de 300 estudantes de ensino fundamental, foram recebidos antes da sessão com uma aula sobre educação patrimonial, e uma breve explicação sobre a história do Cine Brasília e seu papel como patrimônio tombado de Brasília, assim como os outros equipamentos culturais, que carregam a identidade da cidade.

 

Nos olhares atentos das crianças, expectativa para o início da sessão que, para muitas, seria a primeira. Entre os filmes exibidos, Salu e o Cavalo Marinho, Dinossauro Rex, Branca de Neve, O Diário de Mika, Virando Gente, Contos Incontados Aladim e a Lâmpada Maravilhosa, Aquitã, O Indiozinho, Por que eu nasci dessa cor, Lipe, Vovô e o Monstro, que foram calorosamente aplaudidos pela plateia.

 

Com algumas turmas bilíngues (compostas por alunos com deficiência auditiva), a sessão contou com legenda interativa e os professores relataram a importância da iniciativa para a formação dos alunos (DA). Após o filme, as turmas realizaram um piquenique no exterior do Cine e posaram para as fotos com professores e colegas.

 

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Classe 02 da Candangolândia, Andreia Marques, o Escola Vai ao Cinema dá acessibilidade para as crianças, além de contribuir muito para o desenvolvimento delas em sala de aula. “O projeto abre o horizonte dos alunos que jamais tiveram a oportunidade de sair de casa para participar uma programação cultural. Espero que todas as escolas públicas do DF possam participar”, ressalta.

 

O estudante Enzo de Souza, de 09 anos, contou que esta foi a primeira vez que assistiu a desenhos em formato de curta metragem. “Todos os filmes foram legais. Eu e meus colegas gostamos mais do curta “Salu e o Cavalo Marinho”, por ter música e dança. O passeio foi muito divertido e esperamos retornar em breve”, afirmou.

 

Para a coordenadora do programa da Secec Ilane Nogueira, o EVC possui um papel significativo na vida destes alunos, considerando um investimento para os futuros formadores de opinião. Ela comemora que o projeto está em expansão, com sessões inclusivas, também em outros territórios culturais. “Durante o passeio, introduzimos as noções de educação patrimonial, cidadania e valorização da cultura local, além de torar o passeio um evento social para os estudantes”, completa.

 

Fotos : Ludimila Barbosa SECEC DF